Blog

Receba novidades e promoções da Escape Time   

How to reconcile the home office with the children at home? Posted by Monique on 01 Outubro, 2020

How to reconcile the home office with the children at home?

O que é importante neste momento?

O isolamento tem sido uma experiência atípica. A antiga rotina já parece fazer parte de um passado distante, em que o caos do trânsito, dos elevadores e das reuniões nos lembram de dias mais fáceis, simples e previsíveis.

Com essa mudança de perspectiva, pais e mães precisam se dividir em 6 para arcar com todas as obrigações do dia a dia. Entre a família, o trabalho e a casa, as tarefas se acumulam, exigindo uma adaptação rápida para o novo momento.

Por isso, entendemos que a sua melhor ferramenta neste período será a paciência. Primeiro, por uma questão de inexperiência. Até porque não são todas as pessoas que estão preparadas para a versatilidade que esse momento exige, um verdadeiro malabares entre as questões do trabalho e as interações com os pequenos.

Além disso, a paciência se mostrará importante por estar ligada à calma e à tolerância. Ambas são fundamentais para que você entenda que o período de isolamento pode se estender por um tempo considerável, uma vez mais porque o país ainda não alcançou o pico de sua trajetória na pandemia.

Sendo assim, a melhor forma de encarar isso é com otimismo e disciplina, pois há a possibilidade de que essa seja a sua nova realidade pelos próximos meses.

Como conciliar o home office com os filhos em casa?

O primeiro ponto a se considerar é que as crianças enxergam a quarentena de uma forma muito diferente dos adultos, como se fosse férias. O importante é quebrar essa expectativa, demonstrando que eles precisam fazer algumas coisas para colaborar no cotidiano da casa.

Elabore uma nova rotina

Desocupadas e longe da escola, é comum que as crianças peçam por atenção, pois a seus olhos, ganharam a oportunidade de passar o dia inteiro em casa. No entanto, você sabe que tem obrigações a cumprir e deve criar uma rotina que os distraia de maneira produtiva, permitindo que você trabalhe.

Determine intervalos

A rotina mudou e você precisa de um novo método para se concentrar no seu trabalho. Um exemplo disso é agregando intervalos nos quais você pode interagir com a criança e atribuir novas tarefas, mantendo-a entretida e reduzindo a probabilidade de interrupção. Por exemplo:


● levante e trabalhe desde mais cedo;

● quando a criança acordar, faça uma pausa para tomar o café e interagir com ela;

● delegue alguma tarefa para determinado período, como desenhar e pintar;

● trabalhe enquanto ela faz isso;

● realize outra pausa, interaja e troque a tarefa;

● repita isso ao longo do dia, trabalhando, interagindo e substituindo as tarefas para que a criança não se sinta entediada e prejudique a sua concentração.


● Compartilhe obrigações - Com todos em casa, as responsabilidades do trabalho e das crianças podem ser equilibradas entre o casal. 

Por exemplo, um se concentra no trabalho apenas no período da manhã, enquanto o outro cuida da criança de maneira híbrida, como descrito na rotina acima.

Já pela tarde, a formação muda. Quem se concentrou apenas no trabalho pela manhã, cuida da criança de maneira combinada pela tarde, enquanto a pessoa que fez isso pela manhã se foca exclusivamente em seu trabalho à tarde.

Adapte a sua nova realidade ligações e videoconferências em momentos de dedicação exclusiva, em que você sabe que não será interrompido.

Por fim, também é importante tolerar certos comportamentos. Como a situação é excepcional, pode ser necessário flexibilizar o tempo em que a criança passa interagindo com eletrônicos, seja jogando ou assistindo a desenhos, pois a quantidade de tempo livre a ser delegado é muito maior do que você esperaria em um dia de trabalho.


Fonte: https://www.hyundai.com.br/descubra/home-office-com-filhos-em-casa.html