Começar o ano mais feliz em seu ambiente de trabalho é o desejo de muitas pessoas e, para alguns, essa felicidade se dá com a mudança de liderança das empresas. Embora isso não seja necessário, é fato que algumas mudanças de gestão são imprescindíveis – e acabam melhorando não somente a felicidade dos que trabalham para a empresa, mas muitos outros aspectos da mesma. "Inovar na administração do negócio é uma alternativa para quem deseja driblar a crise econômica enfrentada pelo Brasil, mas exige foco e planejamento.”
Confira as dicas de Rafael Cichini, CEO da Just Digital:
Não deixe de inovar
Aqui, inovação diz respeito a criar, cada vez mais, formas de atendimento mais rápidas e eficientes. "A popularização da internet e de novas tecnologias deixou os consumidores mais exigentes com os serviços que eles utilizam", explicou Rafael. As empresas que ainda utilizam os modelos tradicionais de gestão são as que têm maior dificuldade em atingir esse passo.
Tenha disposição para mudar
Principalmente em tempos como o da atual crise e recessão, a empresa deve estar pronta para mudar seus planos, "evitando o desperdício de investimento e buscando sempre os melhores resultados não só para o negócio, mas também para seus clientes", como diz o CEO.
Use a tecnologia a seu favor
"As corporações utilizam as novidades tecnológicas para repetirem a fórmula, o que leva aos mesmos resultados. Investir em soluções não faz a empresa se transformar em digital. É preciso adotar recursos que realmente facilitem processos e beneficiem os colaboradores de todas as áreas", disse Rafael.
Transforme a cultura da empresa
A cultura da empresa é o primeiro fator que deve ser mudado, renovando lideranças, criando e compartilhando pensamentos, descentralizando o poder e ampliando a responsabilidade de decisões. A partir disso, fica mais fácil encontrar ideias capazes de fazer a diferença.
Busque novos conhecimentos
Deixe de lado os conceitos tradicionais e antigos de gestão e passe a estudar novos métodos que tenham valores mais modernos, como o Scrum, Kanban, Lean, etc. "A meta é entender entender mais sobre as pessoas, a chamada Geração Y, que já está tomando o controle das empresas e também os profissionais do futuro", completou o CEO.