Blog

Receba novidades e promoções da Escape Time   

Qual a relação entre soft skills e produtividade? Publicado por Nathalia Lopes em 13 de Setembro de 2021

Qual a relação entre soft skills e produtividade?

As empresas são feitas de pessoas. E um dos maiores patrimônios de uma organização são seus recursos humanos. Colaboradores satisfeitos e motivados entregam melhores resultados e são mais produtivos. 

Mas você já parou para pensar quanto as habilidades sociais, mentais e emocionais dos colaboradores — as soft skills — afetam o desempenho de uma empresa? Por ser um dos principais indicadores de RH, a produtividade deve ser constantemente monitorada para acompanhar o desenvolvimento da empresa. 

Nesse artigo vamos conhecer a relação existente entre soft skills e produtividade. Ainda, vamos mostrar como as habilidades podem ser desenvolvidas na equipe para gerar impactos positivos em um ambiente de trabalho.

Reflexo na produtividade

Em uma organização, estar atento ao bem-estar dos colaboradores é tão importante quanto administrar a saúde financeira da empresa ou cuidar do seu planejamento estratégico. Pessoas motivadas e valorizadas em seu local de trabalho geram produtividade e lucratividade para a empresa. E delas depende o fracasso ou o sucesso do negócio.

Pesquisas mostram que a presença de colegas de trabalho com alto desempenho melhoram a produtividade dos demais. Um estudo realizado pela Universidade de York afirma que quando um colaborador de alto desempenho é desligado de uma empresa, a produtividade da equipe cai. 

A produtividade no trabalho recebe influência de diversos fatores, entre eles o conjunto de habilidades técnicas e pessoais de seus colaboradores. Colaboradores de alto desempenho com soft skills bem definidos estão diretamente ligados à alta produtividade da empresa. 

Por isso, cada vez mais as empresas se preocupam em investir em ambientes agradáveis e positivos. Ao saber que os gestores se importam com as equipes, os colaboradores se sentem mais motivados, adoecem menos e se dedicam mais. 

Por isso, a relação entre as soft skills e a produtividade não deve ser ignorada. Cabe ao gestor reconhecer as habilidades inatas do colaborador ou incentivar o desenvolvimento delas. 

Soft skills podem ser desenvolvidas

As soft skills são habilidades intrínsecas do indivíduo ou podem ser desenvolvidas por ele. Não existe uma lista definida de soft skills que uma pessoa deve ter para ser mais ou menos produtiva. No entanto, algumas características podem ser mais valorizadas do que outras, dependendo do cenário.  

Como são habilidades subjetivas, as soft skills nem sempre são percebidas com facilidade. Muitas vezes é preciso “garimpar” qualidades na equipe ou individualmente. A boa notícia é que as soft skills podem ser desenvolvidas.

Como as soft skills estão ligadas à maneira de se relacionar e interagir com um círculo social, é importante observar, descobrir, desenvolver e incentivar as habilidades do colaborador para causar impactos positivos na produtividade de uma empresa. 

Mas, além de descobrir talentos, é necessário mantê-los na organização. E isso passa por uma boa gestão de RH

Portanto, a relação entre soft skill e produtividade é o ingrediente fundamental para uma organização. O segredo é manter o equilíbrio entre as habilidades emocionais e técnicas. Esse é o grande desafio.

Fonte: https://blog.solides.com.br/a-relacao-entre-soft-skills-e-produtividade/