Blog

Receba novidades e promoções da Escape Time   

#EscapeCult - Origem do Escape Room Publicado por trafego em 13 de Dezembro de 2021

#EscapeCult - Origem do Escape Room

História do Escape Game

A origem dos escape games remete ao universo dos games, mais especificamente dos jogos “point and click” que estouraram entre 1999 e 2000.


Nos consoles, esse tipo de game continha o subgênero chamado “escape the room”. Nessa categoria, pistas e itens do cenário precisam ser descobertos para resolver o enigma e escapar da sala.


Seu diferencial era que os participantes não interagiam diretamente entre si e só podiam usar o que estava dentro da sala para conseguir sair. A ideia de trazer este game para a realidade veio do Japão, na região de Kyoto, em 2007. O sucesso foi tanto que as salas de escape games se espalharam pelo mundo todo, oferecendo as mais diversas temáticas.


O que é Escape Game?

Este jogo propõe um enigma ou desafio que deve ser solucionado através de pistas que apontam os objetos que devem ser utilizados para alcançar o objetivo. Geralmente, os itens devem ser combinados em sequência para indicar os próximos passos que levam à resolução final. O que torna o jogo ainda mais tenso é o tempo limite para que tudo seja resolvido e o grupo possa sair da sala. Se todas as pistas não estiverem resolvidas em até 60 minutos, a equipe perde.


Por que jogar Escape Room?

O jogo é uma forma divertida e dinâmica de estimular e desenvolver habilidades. Algumas destas habilidades são raciocínio lógico e analítico, concentração, observação, trabalho em equipe e comunicação. Justamente por desenvolver habilidades específicas, ele pode ser usado como team building em integrações corporativas e até em recrutamentos e seleções. 


Podem ser muito úteis também para ensinar matérias específicas, no caso das escolas. Outro uso bacana do escape game é para o ensino de línguas estrangeiras. Além disso, por ser realizado em ambientes fechados, torna-se uma ótima opção de atividade para dias frios e chuvosos. Claro que nos dias de muito calor também é uma excelente escolha, pois o jogo é realizado em salas climatizadas.


Dicas para Arrasar no Escape Game

Algumas dicas podem ser a chave para que você e sua equipe tenham um bom desempenho no jogo. Como por exemplo:


Seguir as regras do jogo

Já no começo do jogo as regras são explicadas e junto com as regras, são apontados os elementos que não precisam ser manuseados. Preste atenção nisso para não acabar perdendo tempo com objetos meramente decorativos e que não resolvem pistas. 


Não desprezar nenhuma possibilidade 

Sabe aqueles palpites bem loucos que parecem não ter nada a ver com o jogo? Podem ser justamente o que vocês precisam para conseguir escapar. Sendo assim, considerem todas as possibilidades!


Trabalhar em equipe 

Distribuam as responsabilidades e dividam-se na busca por pistas. Isso ajuda muito a ganhar tempo e pode fazer toda a diferença entre escapar ou acabar preso na sala ao fim do jogo.


Comunicação em primeiro lugar  

Não vai adiantar nada mover esforços para achar o máximo de pistas possível se não houver comunicação. Sempre troquem ideias entre a equipe enquanto procuram e compartilhem tudo o que for encontrando pelo caminho.


Locais para jogar Escape Room

Os escape games são jogados em salas chamadas escape rooms, e cada uma tem uma temática diferente. Pode representar o escritório de uma multinacional, um quarto de um hacker, uma cena de investigação criminal ou mesmo uma casa onde são realizados rituais ocultos.


A única forma de jogar o escape game é em locais que ofereçam as escape rooms. Como aqui na Escape Time. Uma vez escolhido o local, é só decidir qual escape room tem o tema que mais combina com a sua equipe e encarar o desafio


Precisa de equipamentos para jogar Escape Room?

Uma das vantagens do escape game é que ele pode ser jogado sem a necessidade de nenhum equipamento. Ou seja, é um jogo totalmente seguro e que pode ser jogado por toda a família.


Benefícios do Escape Room para Empresas

Usar o escape game como solução corporativa traz vários benefícios para a empresa:

  • No team building, estimula a comunicação, a criatividade e o trabalho em equipe, além de trazer um engajamento enorme.
  • Para o recrutamento e seleção, é a solução perfeita para encontrar o profissional ideal para vaga, uma vez que evidencia habilidades e competências específicas.
  • Já como confraternização, faz com que os colaboradores se sintam valorizados pela empresa, trazendo engajamento à equipe e promovendo uma identificação maior com a marca.