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Trabalho remoto: como fazer a integração e gestão de equipes remotas? Publicado por Nathalia Lopes em 03 de Mai de 2021

Trabalho remoto: como fazer a integração e gestão de equipes remotas?

Há 3 anos, uma pesquisa da Gallup descobriu que 43% dos profissionais empregados nos Estados Unidos eram adeptos ao trabalho remoto. Na época, as pesquisas indicavam que em uma semana de trabalho de cinco dias, trabalhar remotamente por dois a três dias era garantia de aumento na produtividade. Por isso, o home office é presença constante em artigos sobre o futuro do trabalho e estratégias de produtividade.

 

No Brasil, a prática sempre foi pouco difundida. Dados de 2018 apontam que o país tinha apenas 5,2% dos trabalhadores empregados trabalhando em casa. Contudo, a pandemia mundial causada pelo coronavírus mudou essa realidade. Para não paralisar suas atividades, muitas empresas colocaram seus colaboradores para trabalhar em casa. A medida tomada às pressas fez com que os já habituais desafios se potencializassem. Afinal, uma mudança tão expressiva na jornada de trabalho exige um bom planejamento.

 

No entanto, a situação atual impediu que a maioria das empresas fizessem qualquer tipo de estruturação prévia. Neste cenário, sabendo das dificuldades que podem ser encontradas, preparamos este conteúdo. O intuito é contribuir para que os gestores possam melhorar a nova rotina de trabalho.

 

Qual a importância do trabalho remoto em tempos de coronavírus?

O coronavírus pegou muitas empresas de surpresa e fez com que muitas empresas aderissem ao trabalho remoto sem o mínimo de preparo para isso. O home office era apenas uma tendência do mercado. De repente, a pandemia obrigou a população a entrar em quarentena.

 

Nesse novo cenário, o trabalho remoto surgiu como uma alternativa para que a economia não pare de vez. Com a rápida disseminação da doença, cabe às organizações protegerem seus negócios e a integridade do capital humano. Por ser um período de risco e incertezas, manter os colaboradores comprometidos e a produtividade em alta pode ser um desafio. No entanto, muitas empresas podem descobrir que esse modelo de trabalho é o mais adequado para as suas necessidades, já que o custo de manter um colaborador trabalhando em casa pode ser bem mais baixo que arcar com as despesas para o funcionamento de um escritório.

 

Quais são os desafios da gestão de equipes remotas?

Muitos gestores e empresas descobriram o trabalho remoto na quarentena. Com isso, os desafios deste modelo de jornada estão vindo à tona. Os efeitos do isolamento e a perda da cultura organizacional são alguns dos problemas enfrentados por quem opera com suas equipes em home office. Para que possam ser superados, é preciso conhecê-los. 

 

Isolamento social em geral

Trabalhar remotamente para uma empresa que não favorece a interação entre as equipes pode afetar a saúde mental do profissional. Como não há momentos para brincar e conversar amenidades com os colegas nem a oportunidade de fazer um happy hour após o expediente, muitas pessoas podem cair no tédio, na desmotivação e na falta de produtividade.

 

Ruídos na comunicação

A falta de integração pode dificultar o diálogo entre as equipes. Restringir a comunicação aos e-mails corporativos ou aplicativos de troca de mensagens pode resultar em incessantes solicitações e lembretes. Como o trabalho remoto pegou grande parte das empresas de surpresa, muitos profissionais não têm habilidades em comunicação escrita. Isso pode levar a uma falta de clareza, mal-entendidos, respostas atrasadas e desorganização geral.

 

A gestão de equipes em home office se torna difícil, já que não há um encontro presencial para expressar a preocupação com um projeto em específico ou satisfação em relação a um serviço bem-feito. Monitorar os times também é uma tarefa complicada, afinal, a maioria dos líderes aprendeu a fazer esse monitoramento presencialmente.

 

Falta de rotina e estrutura

Trabalhar e morar no mesmo local pode dificultar o equilíbrio a vida profissional e pessoal. A falta de limites de horário, obrigação para registrar o ponto — embora já existam diversos softwares que permitam o controle de jornada por meio do celular. Isso não muda o fato de que, para muitos, é difícil estabelecer limites. Enquanto alguns têm problemas em manter a responsabilidade pelo trabalho, outros acham que trabalham o tempo todo.

 

Problemas com a família

Estar em casa não significa estar presente e pode ser um problema para quem vive com uma família. Home office com crianças não é uma tarefa fácil, especialmente quando ainda não entendem que há trabalho para ser feito e o profissional precisa de silêncio para participar de reuniões e realizar chamadas.

 

Como manter a equipe incluída e integrada no trabalho remoto?

Embora um dos desafios do trabalho remoto seja o isolamento, isso não significa que essa característica seja imutável. Independentemente da crise global, há empresas que já praticam esse modelo de contrato e nos trazem importantes lições do home office.

 

  • Coffee break virtual

  • Bate-papo sobre assuntos do cotidiano

  • Reuniões mais interessantes

  • Inovação e entretenimento



Quais erros devem ser evitados na gestão de equipes remotas?

Para líderes que nunca trabalharam com equipes em home office, isso pode apresentar uma série de novos desafios: como ser um bom líder sem manter contato presencial com os liderados? Conheça agora os principais erros que devem ser evitados para uma boa gestão do trabalho remoto.

 

Metas intangíveis

Ao fazer a transição para uma equipe remota, os líderes devem rever metas e objetivos, que precisam ser condizentes com o home office. Embora o aumento da produtividade no trabalho remoto seja conhecido, é preciso partir do princípio que os trabalhadores brasileiros não estão acostumados com a modalidade. Além disso, muitos lares não estavam preparados para suportar um escritório em termos estruturais. É preciso lembrar que não são apenas os profissionais que estão em quarentena, mas suas famílias também. Isso pode dificultar a rotina e deixar os profissionais ainda mais ansiosos.

 

Má gestão do tempo

A má gestão do tempo afeta gestores e colaboradores. Embora realmente possam ser mais produtivos em seu novo ambiente de trabalho, podem se sentir pressionados a mostrar serviço. A situação pode levar ao excesso de trabalho, má gestão do tempo e até mesmo estafa mental. Cabe ao gestor evitar o possível desgaste por meio de um diálogo direto e transparente com a equipe. É importante criar o hábito diário de conversar com os colaboradores sobre suas atividades diárias e enviar mensagens sinalizando início e final do expediente, bem como os intervalos.

 

Comunicação ineficiente

Embora a comunicação seja sempre essencial para os líderes, ela se torna extremamente importante quando se trabalha remotamente — não apenas para conversar sobre as metas diárias, mas para evitar os efeitos negativos do isolamento social. As pessoas que trabalham em casa podem se sentir solitárias, o que reduz a produtividade e o engajamento. Gestores bem-sucedidos são bons ouvintes e dialogam com confiança e respeito, minimizando esses impactos. No entanto, é preciso saber dosar as mensagens. É importante priorizar o contato com a equipe, sem sobrecarregar os colaboradores com solicitações constantes ou cobranças excessivas.

 

Falta de feedback

Uma das maneiras mais rápidas de aumentar o envolvimento dos colaboradores é conceder feedback consistente e construtivo. A prática não deve ser esquecida no trabalho remoto, já que as atividades devem ser realizadas com a mesma seriedade. O home office não deve ser visto apenas como um tapa buraco para o período. Isso significa que as atividades devem seguir normalmente, só que em casa. Dito isso, é importante não se desprender da ideia de que líderes e gestores continuam sendo uma referência para toda a equipe. Nesse contexto, se o feedback não for uma prioridade, provavelmente a satisfação e o desempenho serão afetados de forma negativa.


Fonte: https://www.roberthalf.com.br/blog/gestao-de-talentos/trabalho-remoto-como-fazer-integracao-e-gestao-de-equipes-remotas-rc