Blog

Receba novidades e promoções da Escape Time   

Por que investir em treinamentos corporativos? Publicado por Nathalia Lopes em 25 de Outubro de 2021

Por que investir em treinamentos corporativos?

Henry Ford uma vez disse: "A única coisa pior do que treinar um trabalhador e vê-lo sair, é não treiná-lo e vê-lo ficar." Palavras bastante curiosas, não? Centenas de milhões de reais são investidos em treinamentos corporativos no Brasil e no mundo anualmente, porém, por incrível que pareça, ainda boa parte das pessoas responsáveis por budgets de treinamento se questionam da real necessidade e eficácia destes investimentos. 


Estes questionamentos por quem faz parte deste mercado seria com em nossa opinião o é, totalmente aceitável, afinal, todos devemos avaliar o que e em que investimos nossos preciosos recursos. Entretanto, no século atual, desenvolvido, já de era pós-moderna, não ter algum tipo de treinamento corporativo, isto é, não investir em pessoas, negligenciar aquilo e aqueles que compõe uma organização e o que dá a estas os fundamentos básicos para que esta se permita ser chamada de uma organização também deveria trazer alguma reflexão, concorda? Justamente é este nosso ponto de partida neste tema. Há muitas dúvidas, é verdade, mas por quê investir em treinamento corporativo afinal? 


No mercado competitivo e em constante mudança no qual a sua empresa está inserida, é essencial que você esteja sempre pronto para inovar e gerar soluções de excelência para os seus clientes. Mas, quem é responsável por esse tipo de resultado dentro da organização? Se você pensou nos seus colaboradores, está correto! Afinal, o seu time é quem efetivamente gera ideias, soluciona problemas e potencializa os resultados da empresa por um todo. Dessa forma, todos precisam estar conectados aos objetivos do negócio e capacitados para a realização das suas atividades.É aí que os treinamentos corporativos entram como um grande aliado. Quer saber a importância de investir nessa estratégia? Continue a leitura e descubra tudo sobre o assunto!


Por que investir em treinamentos corporativos?


Quando se fala em treinamento corporativo, você provavelmente já se perguntou qual a real necessidade de investir nesse processo. Mas o que você ainda não sabe é que esse processo de treinamento e desenvolvimento é essencial para o crescimento e sucesso da sua empresa como um todo, podendo se tornar o diferencial do seu negócio.


Para entender melhor a importância do treinamento corporativo, é preciso ter clareza de que cada membro da sua equipe desempenha um papel fundamental no desenvolvimento das atividades e geração dos resultados que impulsionam a organização. Para isso, o profissional apresenta competências específicas e potencialidades para o aprendizado e desenvolvimento de novas habilidades.Dessa forma, o treinamento corporativo é uma estratégia voltada para o desenvolvimento das competências para as quais o colaborador já demonstra potencial, tendo impacto direto sobre o trabalho que ele realiza. Além disso, também evidencia as potencialidades de cada um, abrindo espaço para que os profissionais realizem novas atividades e mostrem o seu melhor.


Em um mercado em constante mudança, o desenvolvimento dos colaboradores é ainda mais importante. Os problemas e obstáculos mudam constantemente, o que significa que o time precisa desenvolver cada vez mais as suas habilidades para lidar com as novas situações e se adaptar a realidades diversas. Portanto, o treinamento corporativo, que já era central para as empresas de alguns anos atrás, se torna ainda mais importante. Ele se apresenta como uma estratégia para garantir que os colaboradores gerem mais e melhores resultados e, com isso, melhorem a competitividade da organização diante do mercado.


Como o treinamento dos colaboradores pode gerar mais resultados?


Agora que você já sabe que o treinamento corporativo é importante para desenvolver as potencialidades do time, melhorar os resultados da empresa como um todo e criar um diferencial competitivo para a organização, é hora de entender como isso acontece. Descubra os principais impactos dessa estratégia dentro de uma empresa!


  • Aumenta a produtividade


O treinamento corporativo pode ser direcionado para o desenvolvimento de habilidades e competências que o profissional precisa para realizar as suas atividades no dia a dia da empresa. Além disso, quanto você investe em treinamento, aposta também no colaborador como indivíduo, o que faz com que ele se sinta reconhecido e valorizado pela empresa, aumentando o engajamento com o trabalho.Com isso, ele se torna cada vez mais capacitado e motivado, gerando mais e melhores resultados para a organização. Isso impacta diretamente na produtividade do time, que aumenta consideravelmente.


  • Reduz custos


Alguns gestores enxergam o treinamento corporativo como um gasto para a organização. Afinal, é preciso investir recursos financeiros, além de tempo e energia do time nesse processo.Mas o que eles não percebem é que essa estratégia é um investimento que gera retorno a curto, médio e longo prazos para a empresa. Com colaboradores mais capacitados, reduz-se o número de erros. Isso evita retrabalho, elimina desperdícios e comportamentos inadequados e, ainda, permite reduzir o número de profissionais necessários para realizar as mesmas atividades, devido ao aumento da produtividade.


Essas três consequências, juntas, reduzem os custos do negócio de forma geral. Você pode trabalhar com um time mais enxuto e eficiente para a realização das atividades dentro da empresa e ainda reduzir desperdícios, tanto de materiais quanto de tempo dedicado ao trabalho, ao eliminar erros e ineficiências.


  • Contribui para a socialização


A sua empresa não é apenas um local no qual os colaboradores realizam as suas atividades. Ela contribui para o estabelecimento de relações, tanto profissionais quanto pessoais, entre os membros da equipe, e conta com uma cultura organizacional própria e um ambiente específico. Ou seja, como a empresa é formada por pessoas, existem diversos processos sociais que não estão diretamente ligados ao trabalho, mas que influenciam diretamente a qualidade dos resultados gerados pela equipe e produtividade do time. 


Dessa forma, a socialização adequada é um elemento essencial para o sucesso do negócio e os treinamentos corporativos são uma ótima forma de potencializar esse processo. Isso porque eles permitem que os colaboradores interajam e colaborem entre si no momento da capacitação. Além disso, treinamentos específicos para o desenvolvimento de habilidades comportamentais, como o de treinamento de comunicação assertiva, quebram barreiras na empresa e contribuem ainda mais para a conexão positiva entre os membros do time.


  • Torna a empresa mais competitiva


Como você já sabe, o mercado está em constante mudança, exigindo que a sua empresa gere soluções cada vez mais inovadoras e inusitadas para encantar os clientes. Para isso, é essencial contar com um time capacitado e em constante processo de aprendizagem. É aí que o treinamento corporativo entra como grande aliado da competitividade da sua empresa perante o mercado. Afinal, é exatamente isso que essa estratégia proporciona.


Quando você investe na capacitação do time, não apenas potencializa as competências que os seus colaboradores já demonstram, mas também pode descobrir novas habilidades que nem os profissionais imaginavam que possuíam. Além disso, esse processo permite uma atualização constante dos conhecimentos do time, que está sempre atento às tendências do mercado e é capaz de desenvolver as competências necessárias para gerar valor para a empresa.Tudo isso é traduzido em resultado real para a organização, que cria um diferencial perante os concorrentes e se torna mais competitiva.


  • Diminui a rotatividade de pessoal


O turnover é um dos grandes problemas das organizações. Afinal, quando um colaborador deixa a empresa, além de desestruturar o time, prejudicando e sobrecarregando os colegas de trabalho, também gera gastos para a organização como um todo, tanto no processo de demissão quanto no de admissão de um novo membro para a equipe.


Dessa forma, é essencial que você invista em estratégias capazes de reduzir os índices de rotatividade da organização, sendo o treinamento corporativo uma das melhores delas.Quando você investe em treinamento, mostra para o colaborador que o valoriza como profissional. Afinal, você está investindo na capacitação e desenvolvimento dele. 


Ele se sente reconhecido, o que faz com que os índices de satisfação dos colaboradores com a empresa aumentem, reduzindo a probabilidade de ele deixar o negócio.Esse processo também cria uma relação de confiança entre a empresa e o profissional. Ao investir nele, você abre espaço para que ele retribua a confiança depositada e permaneça por mais tempo na empresa.


  • Melhora os níveis de qualidade


Por fim, uma das grandes vantagens do investimento em treinamento corporativo é a melhoria dos níveis de qualidade da empresa como um todo. Isso porque, com um time mais capacitado e produtivo, que realiza as suas atividades de forma colaborativa, integrada e inovadora, o produto final gerado para o cliente também é melhor.


Mesmo que o colaborador não esteja ligado diretamente à produção de mercadorias ou prestação de serviços para o cliente, todas as atividades realizadas na empresa contribuem para o resultado final. Dessa forma, ao capacitar o time como um todo, você impacta o produto ou serviço oferecido, aumentando os níveis de qualidade.



Fonte: https://aspectum.com.br/blog/investir-em-treinamento-corporativo