Blog

Receba novidades e promoções da Escape Time   

Gestão de equipes: como motivar um time Publicado por Nathalia Lopes em 29 de Março de 2022

Gestão de equipes: como motivar um time

Uma tarefa complicada: ficar focado e motivado todos os dias, o mês inteiro. Mesmo que uma pessoa ame seu trabalho e tenha prazer em executar suas funções, em algum momento a motivação diminui. Mas você sabia que a motivação poder ser desenvolvida de maneira contínua quando relacionada a gestão de equipes?

A motivação organizacional é a conexão entre comportamentos e razões que estimulam as atitudes dos colaboradores dentro da empresa. A motivação influencia diretamente a disposição, a ambição e o empenho do indivíduo no seu trabalho. Quanto mais motivado um profissional está, melhor é seu desempenho e produtividade.

Para motivar uma equipe é preciso pensar nas necessidades de cada integrante do time e aplicar alternativas de modo a obter o melhor de cada um. Por isso, diferentes estratégias de motivação devem ser utilizadas.

Pesquisadores na área apontam que a maneira mais fácil de motivar pessoas é primeiramente livrando-as das coisas que as perturbam e depois se concentrando em fatores como conquista, reconhecimento, avanço e crescimento.

Outros estudiosos avaliam também que é possível motivar pessoas por meio da satisfação de suas necessidades individuais de conquistar e obter poder, por meio da integridade no trabalho e por meio da motivação proporcionada por pequenas vitórias frequentes.

Mas como fazer isso de forma prática? 

Continue a leitura e conheça 8 estratégias e dicas práticas que vão te ajudar a promover a motivação e melhor gestão de equipes do seu negócio!

Estratégias para gestão de equipes

Estratégia 01: Criar um ambiente positivo

O ambiente de trabalho tem enorme influência sobre o humor e motivação dos colaboradores. Um ambiente hostil leva as pessoas a terem atitudes hostis. E assim também funciona com atitudes positivas. 

Imagine como é difícil chegar todos os dias em uma empresa que o espaço de trabalho é desorganizado, mal limpo, mal iluminado, com várias coisas fora do lugar. Imagine também que nesse ambiente físico bagunçado, as pessoas são tristes e desanimadas. 

Mesmo que o colaborador chegue em outro astral, rapidamente o clima do lugar vai contagiar o humor dele. Por isso, é muito importante observar o ambiente e clima organizacional da sua empresa. Um ambiente positivo traz boas energias. Boa organização do espaço físico, limpeza adequada, iluminação eficiente e ventilação apropriada podem trazer melhores sensações e animação aos colaboradores.

Estratégia 02: Oferecer capacitação

Quando um colaborador compreende bem todos os aspectos da sua função, certamente ele a executará de maneira assertiva. Quando existe a oportunidade de compreender o processo de trabalho de maneira aprimorada, com conhecimentos e habilidades melhores desenvolvidas, com certeza esse colaborador vai fazer diferença na equipe.

Dê aos seus funcionários subsídios para eles desenvolverem suas tarefas. Faça de um jeito que você possa confiar nas habilidades e conhecimentos do seu colaborador. Assim a qualidade do serviço aumenta, a satisfação com o trabalho fica maior e pode existir uma tendência de compromisso mais forte do funcionário com a organização.

Estratégia 03: Incentivar a aproximação do funcionário com a empresa

Você já pensou no sentido da palavra pertencimento? Já imaginou o quão frutífero pode ser essa sensação genuína em um colaborador? Ao sentir que é parte de uma empresa, um colaborador pode mudar seu posicionamento diante do trabalho. Muitas empresas gostariam que os funcionários agissem assim, mas não dão nenhuma razão ou reconhecimento para tal consideração. Para um colaborador se aproximar da empresa ele precisa saber o quão importante é sua função ali. 

Além de ações que promovam reconhecimento, agradecimento pelos serviços prestados e feedbacks é muito importante que o pensamento do colaborador esteja alinhado com o pensamento da empresa. 

O colaborador precisa conhecer a razão de ser da empresa, seus produtos e serviços e também suas perspectivas a longo prazo. Com esses alinhamentos, fica muito mais fácil se sentir motivado a “pertencer”, e a gestão de equipes do seu negócio se torna muito mais fluida.

Estratégia 04: Dar significado ao trabalho

É comum que as pessoas tenham a aspiração de realizar grandes feitos na vida. É comum também achar que somente com algo espetacular ou grandioso é possível alcançar tal objetivo. Precisamos desmistificar que só atos grandiosos devem ser considerados.

O trabalho diário e contínuo é algo a ser admirado. Por meio das tarefas de rotina e do papel de cada uma das milhares de empresas existentes é que ocorrem as transformações do mundo.

É muito importante que o colaborador entenda que a função dele tem um significado. Toda função é importante, vale a pena e tem um propósito. Com uma rotina de feedbacks é possível estimular o colaborador a entender o significado e a importância do seu trabalho.

Faça o seu time entender que existe um progresso real graças ao trabalho que cada um desempenha. 

Estratégia 05: Aliviar a tensão da execução de atividades

Por mais importante e reconhecido que seja um trabalho, a repetição dele tende a ser cansativa. A rotina, na maioria das vezes, engole as forças do colaborador por provocar o tédio, e isso pode prejudicar a gestão de equipes como um todos

Fazer uma coisa só muitas vezes, além de mental e fisicamente cansativo, é um fator que pode induzir uma pessoa ao erro. A repetição traz aprimoramento, mas também traz estresse e fadiga.

Por isso, é imprescindível reciclar as maneiras de executar o trabalho, agregando desafios e válvulas de escape da tensão rotineira.

Pense em maneiras de ajudar seu colaborador a repor as energias e renovar sua força mental durante o exercício de suas funções. Pausas para relaxamento, para um café e até mesmo para uma rápida conversa informal aliviam as tensões acumuladas ao longo do dia e trazem motivação.

Estratégia 06: Reconhecer e recompensar

As pessoas precisam saber o quanto são admiradas e o quanto são importantes. Como estratégia de endomarketing , estabeleça sistemas de reconhecimento e recompensa para sua equipe.

Recompensas não são apenas de cunho financeiro. O que seu colaborador espera de você? Às vezes um elogio em uma reunião, a consideração pessoal em um feedback, uma oportunidade de crescimento dentro da empresa, uma premiação com folga ou um curso de aperfeiçoamento. 

Com certeza você tem poderes, enquanto líder ou gestor, para proporcionar reconhecimento e recompensas para seu time. Aproveite as oportunidades. 

Estratégia 07: Estimular competições amigáveis

Estar envolvido em uma busca por resultados pode ser motivador e divertido. Não é porque existem metas individuais e atividades específicas que o ambiente de trabalho deve ser cheio de rivalidade.

Com o estímulo correto e um pouco de criatividade, uma competição saudável dentro da equipe pode ser promissora. Baseando na união por um objetivo comum, é possível que o time todo se dedique para vencer desafios.

A competição não precisa ser necessariamente para uma atingir uma meta no trabalho. Os esforços podem ser para um projeto filantrópico, por exemplo. Um desafio dessa natureza ensina as pessoas como o empenho individual delas é importante e ao mesmo tempo como o empenho coletivo proporciona resultados muito maiores. 

Estratégia 08: Incentivar o progresso na carreira na gestão de equipes

O objetivo de todas as empresas, ou pelo menos a maioria delas, é expandir seus negócios e se tornar uma referência no seu segmento. Assim como as empresas, individualmente os profissionais também almejam crescimento. Um bom gestor, transforma essas aspirações em uma aliança.

O crescimento do seu negócio depende do crescimento dos seus funcionários. E vice-versa. O melhor caminho para uma equipe de alta performance é buscar um fortalecimento mútuo. 

Com planejamento e observação, impulsione seus colaboradores a buscarem progresso na carreira. Um bom exercício é pedir para sua equipe listar, durante um feedback em grupo ou treinamento, seus objetivos profissionais e você incentivá-los a alcançar os objetivos que forem escritos.

Pronto! Agora você está munido de conhecimento e boas táticas que serão suficientes para realizar uma excelente gestão de equipes externas.

Fonte: https://equipeprodutiva.me/2020/07/15/gestao-de-equipes-como-motivar-um-time/