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Falta de sinergia da equipe – como solucionar esse problema? Publicado por Nathalia Lopes em 14 de Fevereiro de 2022

Falta de sinergia da equipe – como solucionar esse problema?

O entrosamento dos colaboradores é muito importante para qualquer empresa que deseje alcançar o sucesso. A falta de sinergia da equipe pode comprometer os resultados de muitas formas, gerando desmotivação, produtividade baixa e atendimento ao cliente ineficaz. Siga a leitura para conferir dicas de como solucionar esse problema que pode ser tão nocivo para um negócio.

Importância da sinergia da equipe

Em empresas que se preocupam com a sinergia da equipe e adotam estratégias para manter a harmonia entre os colaboradores, é possível identificar desempenhos muito mais satisfatórios. Por isso, mais do que se atentar aos aspectos técnicos dos funcionários, é preciso considerar o lado comportamental. Afinal de contas, são pessoas que convivem durante uma parcela significativa do dia e é importante que tenham um bom relacionamento.

Sem sinergia o trabalho se torna engessado, com cada um focado apenas nas suas tarefas e sem uma visão do todo. Se no passado esse modo de trabalhar era suficiente para que uma empresa se mantivesse viva, hoje, isso é um convite para ser ultrapassado pelos concorrentes. Sai na frente a companhia que inova, que dá liberdade criativa aos seus funcionários e os estimula a trabalharem em conjunto.

10 Formas de vencer a falta de sinergia da equipe

Se está percebendo que há uma falta de sinergia entre os seus colaboradores, saiba que existem maneiras de superar isso. Veja, a seguir, dicas de como quebrar essa barreira e promover a integração da equipe.

1. Ouvindo os colaboradores

Antes de qualquer coisa, é importante ouvir os colaboradores para que eles deem a sua visão sobre o clima da empresa. Existe algum motivo ou alguém em especial que está minando a sinergia ou se trata de algo generalizado? Ouvir cada funcionário, dando abertura para que se expressem sem medo de serem punidos, é essencial para obter informações para tomar atitudes e resolver essa questão.

2. Estimular o trabalho em equipe

O responsável por delegar as tarefas pode agir considerando o estímulo ao trabalho em equipe. Em vez de determinar atividades individuais, pode fazer isso em duplas ou grupos maiores. Assim, cada um poderá contribuir com sua expertise e complementarem os talentos uns dos outros. Outra medida que funciona é definir metas para todo o grupo em vez de contabilizá-las apenas individualmente.

3. Realizar dinâmicas e atividades de integração

Além de ações no dia a dia de trabalho, a empresa pode promover atividades fora do expediente, como dinâmicas, por exemplo. Cada companhia pode realizar esses eventos dentro das suas possibilidades. Algumas ideias incluem: realização de dinâmicas durante reuniões com funcionários, passeio em um parque de arvorismo com a prática de algum esporte em grupo, gincanas, são várias as possibilidades.

4. Solução de conflitos

Mesmo com todos os esforços para manter a sinergia da equipe, pode acontecer algum conflito entre dois ou mais colaboradores. Nesses casos, é importante que o líder aja rapidamente e com serenidade, de modo a evitar intensificar os atritos. Mais um ponto crucial é a imparcialidade, não deve haver qualquer indício de preferência por esse ou aquele funcionário. Tudo deve ser resolvido de forma justa e respeitosa.

5. Intolerância à fofoca

A fofoca é extremamente danosa para a sinergia de uma equipe, pois afasta as pessoas e planta entre elas inseguranças, desconfiança e intrigas. Por mais que não seja possível controlar o que todos os colaboradores falam, a empresa pode construir uma cultura em que não há espaço para fofocas. Assim, se os líderes não tiverem essa postura, os funcionários irão aprender a evitar comentários inadequados sobre os colegas através do exemplo.

6. Preparação dos líderes

Para assumir um cargo de liderança é preciso mais do que um bom currículo. Os líderes devem ser pessoas que inspiram, orientam e conseguem extrair o melhor de cada colaborador. Treinamentos e formações em Coaching são bons investimentos para transformar chefes em grandes líderes.

7. Ambiente organizacional positivo

Mais uma vez ressaltamos que a empresa não tem como controlar o comportamento de todos, mas pode determinar o tom do ambiente. Em uma organização em que o respeito e o trabalho colaborativo são demonstrados desde os cargos mais altos, os demais naturalmente entram na mesma sintonia. Em um ambiente harmonioso, as pessoas se relacionam de maneira positiva e contribuem para o desenvolvimento umas das outras.

8. Incentivo à comunicação aberta

A comunicação é um elemento indispensável para construir bons relacionamentos, sejam eles pessoais ou profissionais. Dentro de uma empresa é fundamental que todos se comuniquem muito bem entre si para evitar ruídos e desentendimentos. Quanto mais abertura os colegas tiverem para tirar dúvidas, trocar informações e planejar como vão agir, maior será a sinergia entre eles.

9. Demonstração de confiança por parte da gestão

Quando os funcionários de uma empresa sentem que os gestores confiam neles, o trabalho costuma fluir de modo muito mais produtivo. É claro que cada companhia deve optar pela forma de gestão que esteja mais de acordo com seus valores e objetivos, mas, de modo geral, essa confiança mútua costuma trazer ótimos resultados. Com regras bem delineadas e diálogo aberto fica mais simples acertar os ponteiros e fortalecer a união do time.

10. Não espere resultados imediatos

Por fim, é importante ter a consciência de que a sinergia da equipe leva tempo a ser construída. Afinal, estamos falando de confiança, respeito, compartilhamento, e nada disso acontece do dia para a noite. Portanto, faça o que estiver ao seu alcance, colocando todas as outras dicas em prática, e dê espaço para que os colaboradores respondam através de suas atitudes.

Lembre-se sempre que o trabalho em equipe não pode ser imposto, mas sim incentivado através de ações como as apresentadas ao longo do artigo. Mais um ponto a considerar é que, assim como cada equipe é única, cada empresa também é, então, cabe a você como gestor adaptar as ações de acordo com a realidade do seu negócio.

Através de tentativas, erros e acertos é possível encontrar a melhor forma de gerenciar a sua equipe, transformando-a em um verdadeiro time.


Fonte: https://www.ibccoaching.com.br/portal/gestao-de-rh/falta-de-sinergia-da-equipe-como-solucionar-esse-problema/