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Entenda a relação entre liderança e motivação dos colaboradores Publicado por Nathalia Lopes em 28 de Setembro de 2021

Entenda a relação entre liderança e motivação dos colaboradores

O conceito de liderança vem se transformando ao longo do tempo. Para alguns autores, ela estaria diretamente ligada aos traços da personalidade de um indivíduo, enquanto para outros, atrelada ao estilo de comando. Já um terceiro grupo acredita que ela seria definida pelo ambiente em que o líder está inserido.

Podemos pensar que ela é a junção de todos esses aspectos. Consequentemente, isso faz com que a união entre liderança e motivação de colaboradores seja crucial.

Neste post vamos falar sobre o papel que o líder tem de motivar seus colaboradores e também apresentaremos dicas para desempenhar essa tarefa de maneira eficiente. Confira!

O papel do líder na motivação dos colaboradores

Estratégia e cultura estão entre os pontos fundamentais para os resultados de uma empresa, impactando diretamente no sucesso de mercado. A estratégia, por exemplo, é responsável por dar mais clareza e foco nas tomadas de decisões, baseando planos e ações que mobilizam os colaboradores. Ela pode ser fortalecida de diferentes maneiras, como bonificações pelo atingimento de metas, mas principalmente pela boa atuação da liderança.


Já a cultura é o conjunto de comportamentos embasados nos valores da corporação, também impactados diretamente pelos gestores. Assim, podemos concluir que em ambos os aspectos, o papel do líder é significativo para engajar os colaboradores, que são o principal ativo de uma empresa!

Os principais segredos para aliar liderança e motivação

Como dissemos, para que um líder consiga de fato motivar os seus colaboradores é muito importante que ele alie estratégia e cultura. Dentro desses dois aspectos existe uma série de ações que podem ser tomadas, a fim de potencializar o engajamento dos profissionais.

Hoje, por exemplo, as pessoas não almejam apenas uma carreira, mas também ter o seu trabalho ligado a um propósito. Falaremos mais sobre alguns segredos a seguir!

Dar atenção individualizada

Cada colaborador tem algumas necessidades mais importantes do que outras. Por isso, é essencial que o líder atente à sua equipe, mas também olhe de forma individualizada para os colaboradores.

Alguns profissionais, por exemplo, prezam mais pelo reconhecimento e outros preferem bonificações. Logo, a liderança deve observar essas necessidades para conseguir usar isso a favor da organização. Isso significa valorizar as competências e ressaltar os pontos fortes individuais para atingir os objetivos corporativos.

Oferecer feedback

Priorize sempre o feedback para motivar os colaboradores. A ação de avaliar o trabalho e o comportamento dos colaboradores, levando em consideração os pontos fortes e fracos, é fundamental para construir feedbacks mais consistentes.

Aliás, algumas boas práticas são bastante valorizadas. Entre elas está observar o comportamento cotidiano do colaborador, sempre levando em consideração as suas atitudes, no que ele se destaca e também aqueles pontos em que precisa melhorar.

A partir disso, é possível construir uma avaliação mais apropriada e oferecer um feedback rico.

Ter uma boa relação com a equipe

O bom relacionamento com a equipe é essencial para garantir a alta performance e engajá-la. Mostrar que cada um dos colaboradores tem um papel importante para o desenvolvimento do trabalho contribui para que eles se envolvam mais em suas atividades diárias.

Cabe ao líder construir esse relacionamento harmônico e incentivar os colegas a terem uma sinergia entre si. Uma empresa de sucesso é construída com o trabalho de várias pessoas e elas precisam estar em sintonia, até mesmo para aplicar as estratégias predefinidas, se diferenciando dos concorrentes.

Delegar funções

Um colaborador desmotivado pode fruto também de tarefas mal distribuídas, que não fazem jus à função para a qual ele foi contratado. O líder tem por obrigação definir o papel de cada profissional em um projeto e fazer com que cada um cumpra as suas tarefas.

Ao delegar funções, o gestor incentiva os profissionais a aprenderem novas habilidades e conseguirem se desenvolver internamente. A divisão do trabalho estimula e mostra que a organização preza por todas as pessoas que estão ali dentro, dando a elas o seu devido valor.

Saber ouvir

Saber ouvir é uma habilidade indispensável, ainda mais quando se trata de liderança e motivação. O líder que procura desenvolver essa característica estimula os colaboradores a se expressarem, a apontarem melhorias, os ajuda a resolver questões com mais proatividade, contribuindo assim para que eles se sintam motivados e engajados.

A habilidade de escutar também colabora para uma maior troca de conhecimento e ajuda a evitar problemas, o que é essencial quando se fala em aumentar a motivação no ambiente de trabalho. Isso tudo porque é criado um relacionamento saudável entre os membros do time e os gestores.

Estimular os colaboradores

É essencial que o líder tenha abertura o suficiente para conversar com a sua equipe. Isso o ajudará de diferentes maneiras, entre elas a fazer com que os colaboradores dialoguem mais. Consequentemente, se eles passam a ter mais liberdade, o líder consegue estimulá-los a dar ideias que promovam o crescimento do negócio e melhorem os processos.

Aliás, ao abrir esse espaço para o colaborador, é possível não só que eles deem o melhor de si, mas também é uma oportunidade perfeita para que o gestor os desafie. Ao ser desafiado, o profissional consegue se desenvolver melhor e trazer resultados mais satisfatórios para a organização.

Celebrar as conquistas

O reconhecimento é algo muito importante no processo de motivação e é uma maneira de a liderança engajar os colaboradores para que eles produzam cada vez mais e melhor. Logo, é essencial que os objetivos preestabelecidos e conquistados sejam recompensados.

Isso pode ser feito de diferentes maneiras. O primordial é que a equipe possa comemorar o momento — bônus financeiros, folgas, viagens corporativas, entre outros. Independentemente da escolha, a celebração servirá para renovar as energias e preparar a equipe para os próximos desafios. Assim, as chances de alcançá-los serão muito maiores.

Liderança e motivação precisam andar lado a lado para engajar os colaboradores, como mostramos ao longo do artigo. Para motivar os profissionais que atuam na sua equipe, o primeiro passo é conhecê-los bem. A partir disso é possível determinar as ações mais eficazes para que eles possam atingir a alta performance e impactar o sucesso do negócio.

Fonte: https://blog.solides.com.br/lideranca-e-motivacao/