Blog

Receba novidades e promoções da Escape Time   

Edutreterimento você sabe o que é? Publicado por Claudio Santiago em 28 de Julho de 2023

Edutreterimento você sabe o que é?

Edutreterimento: Unindo Diversão e Aprendizado com a Escape Time

O Edutreterimento, também conhecido como "Edumarketing" ou "Educação Lúdica", é uma tendência educacional que visa unir o entretenimento com o aprendizado. Essa abordagem inovadora tem ganhado cada vez mais destaque, principalmente por sua capacidade de tornar o processo de aprendizagem mais atrativo, engajante e eficaz. Neste artigo, vamos explorar o que é o Edutreterimento e como a Escape Time pode contribuir nesse contexto.

O que é Edutreterimento?

O Edutreterimento é uma fusão das palavras "educação" e "entretenimento", e seu objetivo é proporcionar experiências educacionais mais envolventes e prazerosas. A ideia central é utilizar elementos de entretenimento, como jogos, desafios, histórias cativantes e atividades lúdicas, para transmitir conhecimento de forma leve e divertida.

Esse conceito parte do pressuposto de que a aprendizagem não precisa ser uma tarefa árdua e maçante. Pelo contrário, quando a educação é mesclada com elementos de entretenimento, o aprendizado se torna mais efetivo, pois o cérebro retém melhor as informações quando associadas a emoções positivas.

A contribuição da Escape Time no Edutreterimento

A Escape Time é uma empresa que se destaca no mercado por oferecer experiências de jogos de escape, ou escape rooms. Esses jogos são baseados em desafios intelectuais e de habilidades, onde os participantes são trancados em uma sala temática e devem trabalhar em equipe para resolver enigmas, decifrar códigos e alcançar um objetivo específico dentro de um limite de tempo.

A Escape Time tem papel fundamental no contexto do Edutreterimento, pois seus jogos promovem uma sinergia perfeita entre diversão e aprendizado. Vejamos como isso é possível:

1. Estímulo à criatividade e ao pensamento crítico: Os jogos de escape da Escape Time exigem que os participantes pensem "fora da caixa" para resolver os desafios apresentados. Essa abordagem estimula a criatividade e o pensamento crítico, habilidades essenciais não apenas para o sucesso nos jogos, mas também para a vida cotidiana e o ambiente educacional.

2. Trabalho em equipe: Os jogos de escape são projetados para serem jogados em grupo. Os participantes precisam colaborar, comunicar-se efetivamente e compartilhar ideias para alcançar o objetivo comum. Essa interação social fortalece as habilidades de trabalho em equipe, tão importantes em diversas esferas da vida, incluindo o ambiente escolar e profissional.

3. Aprendizado por meio da experiência prática: Ao enfrentar os desafios propostos nos jogos, os participantes têm a oportunidade de aplicar na prática conceitos aprendidos na escola ou em outras áreas do conhecimento. Essa vivência proporciona uma aprendizagem significativa e uma compreensão mais profunda dos assuntos abordados.

4. Estímulo ao raciocínio lógico: Os jogos de escape são repletos de quebra-cabeças, enigmas e conexões lógicas. Os participantes precisam raciocinar de forma estruturada para resolver os desafios, desenvolvendo assim habilidades de resolução de problemas e raciocínio lógico.

5. Aprendizado diverte-se: Quando o aprendizado é associado ao entretenimento, o processo se torna mais leve e prazeroso. Os participantes da Escape Time têm a oportunidade de aprender enquanto se divertem, o que torna a experiência educacional mais memorável e atraente.

Conclusão

O Edutreterimento é uma abordagem educacional inovadora que busca unir a diversão com o aprendizado, proporcionando uma experiência mais atraente e eficaz. Nesse contexto, a Escape Time desempenha um papel fundamental ao oferecer jogos de escape que estimulam a criatividade, o pensamento crítico, o trabalho em equipe e o raciocínio lógico, ao mesmo tempo em que proporcionam uma aprendizagem divertida e significativa. Portanto, ao escolher a Escape Time como opção de entretenimento, os participantes também têm a oportunidade de vivenciar um enriquecedor processo de Edutreterimento.