Blog

Receba novidades e promoções da Escape Time   

Confira 9 coisas importantes para saber sobre gestão de pessoas: Publicado por Claudio Santiago em 28 de Setembro de 2022

Confira 9 coisas importantes para saber sobre gestão de pessoas:

Confira 9 coisas importantes para saber sobre gestão de pessoas:

Antes de falar das 9 coisas importantes queria explicar um conceito que não é tão novo, mas que esta entrando cada vez na pauta dos líderes de pessoas: A gamificação.

A Gamificação é uma poderosa ferramenta de ensino, de integração entre grupos, e de desenvolvimento de habilidades e comportamentos. Ela é usada no mundo dos negócios para aumentar a produtividade, a sinergia e a confiança entre os pares.

Mas como treinamentos Gamificados funcionam?

Manter os colaboradores engajados tem sido um dos principais desafios das organizações. Trabalhar a motivação das equipes é essencial para manter a produtividade e entrega de resultados, nossos treinamentos conseguem manter o engajamento das equipes durante todo o processo fazendo com que a participação seja muito maior e genuína.

Afinal, o que é gamificação?
A gamificação consiste na utilização de estratégias de jogos para transformar processos do cotidiano em dinâmicas divertidas e lúdicas.

Com certeza você já se viu totalmente envolvido para conseguir passar de uma fase, vencer uma corrida ou ficar em primeiro lugar em algum ranking.

Isso acontece porque nosso cérebro é programado para resolver problemas, independentemente de serem reais ou não. Quando não são reais, estamos falando de simulações e jogos. Apesar disso, as emoções despertadas são reais.

A gamificação envolve as pessoas em um nível emocional e as coloca como protagonistas para alcançar suas próprias metas. É por isso que essa tem sido uma estratégia cada vez mais utilizada pelas empresas para promover engajamento e fortalecer a cultura organizacional. Nós da Escape Time somos especialistas em gamificação tendo ajudado inúmeras empresas a desenvolverem seus times por meio de atividade gamificadas, então se tiver qualquer dúvida não hesite em nos contatar.

Então vamos voltar as 9 coisas importantes.

O que é?

A gestão de pessoas é uma estratégia adotada para assegurar que os funcionários de uma empresa estejam envolvidos com seu trabalho e encontrem as melhores condições possíveis para realizá-lo em alto nível.

Para tanto, baseia-se em medidas que visam a constante evolução dos funcionários e que promovem o bem-estar.

Isso faz com que o clima organizacional favoreça o sucesso tanto em projetos individuais quanto do trabalho em equipe. Algo que, consequentemente, implica no sucesso da empresa.

O relacionamento interpessoal pode ser cercado de desafios que, em um ambiente de trabalho, podem interferir na disposição dos profissionais, em sua produtividade e motivação.

Por isso, a gestão estratégica de pessoas precisa ser reconhecida como ferramenta capaz de promover a ordem e o bem-estar em benefício de um empreendimento.

Pensando nisso, podemos dizer que os objetivos da gestão pessoas contemplam:

garantir que a empresa disponha dos talentos de que precisa, sendo eles qualificados e engajados;

dar suporte à organização no alcance das metas estabelecidas, desenvolvendo e implementando ações no RH integradas à estratégia do negócio; 

estabelecer um relacionamento positivo entre empregadores e funcionários e um clima de confiança mútua; 

auxiliar na criação e no desenvolvimento de uma cultura de alto desempenho;
incentivar a aplicação de uma postura ética nas relações de trabalho.

 

A gestão de pessoas é só coisa do RH?

É comum confundir gestão de pessoas com Recursos Humanos ou, ainda, achar que o RH é o único departamento da empresa responsável por fazer a gestão de pessoas. Por isso, esclarecimentos se fazem necessários.

De fato, o trabalho do RH participa e implica no sucesso da gestão. Isso porque cabe a esse departamento fornecer instrumentos para que aqueles que, de fato, devem atuar diretamente na gestão de pessoas: os gestores.

Por muito tempo, o RH foi considerado o responsável para lidar com tudo aquilo o que envolvesse as pessoas de uma empresa. 

Gradativamente, o departamento foi assumindo um papel mais estratégico e parte de suas atribuições foram redistribuídas.

Nessa movimentação, os gestores se tornaram os responsáveis por gerir suas próprias equipes para além da parte técnica de suas funções e atividades. 

Por isso, é comum a conversa sobre liderança e gestão de pessoas quando o assunto são as atribuições de um gestor qualificado 

 

Quais as principais áreas da gestão de pessoas

A área de Recursos Humanos é fragmentada em setores menores justamente para facilitar o trabalho de acompanhamento e suporte aos gestores e departamentos da empresa. 

Mesmo que a área como um todo tenha foco em pessoas, é essencial distinguir as especialidades e distribuir as responsabilidades conforme a formação e a experiência de cada profissional envolvido.

As etapas da relação entre a empresa e o grupo de funcionários têm uma assistência focada nos resultados almejados. 

Assim, desde a contratação até a necessidade de treinamento e capacitação, a gestão de pessoas deve atuar com o intuito de envolver e engajar os profissionais.

Também chamadas de subsistemas, essas as áreas têm funções distintas e devem ser bem destacadas dentro da empresa para que equipes e gestores saibam a quem recorrer em caso de dúvidas ou necessidades. Veja quais são elas!

 

Recrutamento e seleção

O processo de recrutamento e seleção é responsável pela entrada de novos profissionais no quadro de colaboradores. 

Com ele, é possível suprir as novas demandas por mão de obra e garantir que as equipes sejam estruturadas com gente talentosa.

Contratar a pessoa certa para o cargo certo é essencial para o sucesso de qualquer empresa, independentemente de seu porte ou área de atuação. 

Isso porque, quando essa ação é bem executada, o negócio colhe diversos benefícios, como aumento de produtividade no trabalho e redução do turnover.

Por isso, recrutamento e seleção podem ser processos delicados, que envolvem encontrar um profissional que tenha os conhecimentos e habilidades adequados para a função e que também esteja alinhado com os valores da empresa e com os colegas com os quais vai trabalhar.

Um processo de recrutamento e seleção eficiente, que leve em conta as competências dos candidatos, traz diversos benefícios, como:

aumento da produtividade e qualidade do serviço;

alinhamento do profissional com a cultura da empresa;

redução do índice de turnover e, consequentemente, aumento da retenção de talentos.

Departamento Pessoal

Dentro da estrutura das empresas, o Departamento Pessoal é responsável pelos processos burocráticos e as relações trabalhistas do empregador.

Sendo assim, esse é o setor que deve manter em ordem as responsabilidades fiscais e legislativas da organização, seja quando se referem aos seus funcionários ou órgãos como o Ministério do Trabalho, INSS, e outros.

Dessa forma, os funcionários do Departamento Pessoal devem estar atentos às principais regras impostas pela CLT, possíveis acordos coletivos e aos contratos celebrados com o quadro de colaboradores.

Em suma, o objetivo do trabalho do DP é assegurar que as leis trabalhistas estão sendo devidamente seguidas pela empresa

Algo que, como você deve imaginar, é fundamental para evitar o pagamento de multas e até mesmo a necessidade de lidar com ações trabalhistas movidas por ex-colaboradores por questões financeiras.

Treinamento e desenvolvimento de funcionários

treinamento de funcionários é um processo importante para garantir que os colaboradores de sua empresa estejam alinhados segundo a cultura organizacional desejada.

Desenvolvimento de pessoas e treinamento são muitas vezes tratados como sinônimos, mas existem diferenças entre esses dois termos. 

Enquanto o treinamento é elaborado a partir de uma necessidade, oportunidade ou problema, o desenvolvimento de pessoas é mais amplo, tendo o objetivo de melhoria contínua na empresa.

No RH estratégicoum bom treinamento traz resultados rápidos, pois ele geralmente está relacionado a atividades técnicas e práticas. 

Já o desenvolvimento de pessoal tem resultados de médio e longo prazo, pois busca alterar comportamentos já enraizados ou aprimorar competências pessoais, como a liderança ou o raciocínio lógico, por exemplo.

Em ambos os casos, os resultados são positivos para a empresa e também para os colaboradores. 

Dentre os benefícios podemos citar o aumento na produtividade do time, maior motivação por parte dos colaboradores e atualizações constantes do capital intelectual da empresa.

 

Cargos e salários

Um plano de cargos e salários é uma ferramenta valiosa para engajamento e motivação dos colaboradores. 

Ele pode ser implementado a partir de cinco princípios fundamentais e requer atenção e alinhamento do RH com outros setores. São eles:

atratividade;

consistência ou equilíbrio interno;

orientação para resultados;

competitividade ou equilíbrio externo;

equilíbrio orçamentário.

Para se criar um plano de cargos e salários eficiente é fundamental ter atenção a inúmeros fatores. 

A cultura e o momento organizacional, as finanças corporativas e o modo de custeio da organização são alguns desses dados que devem ser levados em conta.

Por meio deles, chega-se ao objetivo principal que é o de favorecer o alinhamento de estratégias empresariais a medidas que propiciem a motivação e o engajamento dos colaboradores.

 

Gestão de benefícios

Bons benefícios atraem e retêm talentos, levando a empresa a reduzir custos, ganhar produtividade e melhorar o clima organizacional.

Ter funcionários comprometidos, engajados com a busca de resultados que levem um negócio ao sucesso é o sonho de qualquer empreendedor. 

Para criar esse cenário, um gestor precisa entender que o salário não é o único fator que pesa para a motivação ou permanência dos profissionais.

Podemos dizer, então, que a gestão de benefícios consiste em atitudes tomadas pelos empregadores para administrar os benefícios concedidos pela empresa aos trabalhadores.

Essa gestão engloba desde a escolha das vantagens oferecidas até o efetivo recebimento pelos colaboradores.

Não ter um sistema de gestão de benefícios pode ocasionar prejuízos sérios para a empresa. É possível que ela perca o investimento feito e não consiga atribuir valor aos cargos.

Do ponto de vista do empregado, pode ser que a empresa não consiga gerar valor para seu capital humano, promovendo um time desmotivado e menos produtivo.

É por isso que ter uma gestão de benefícios estruturada é fundamental para fortalecer o clima organizacional, motivar os colaboradores e garantir que eles alcancem seus objetivos profissionais e pessoais.

Investir em benefícios serve como uma propaganda efetiva da organização. Um colaborador satisfeito com seus benefícios falará sobre isso na primeira oportunidade, fortalecendo a imagem da empresa diante do público externo.

 

Qual a importância da gestão de pessoas

capital humano de uma empresa é o seu bem mais valioso. É por meio dele que todos os outros aspectos se desenvolvem — a venda de produtos, a emissão de relatórios, o alcance das metas etc.

As pessoas precisam ser estimuladas continuamente para se desenvolverem e realizarem um bom trabalho. 

E é aí que entra a gestão de pessoas, com a missão de encontrar as melhores práticas para abranger a empresa inteira em prol de um objetivo em comum.

Pensando nisso, podemos dizer que uma gestão de pessoas eficiente tem o potencial de:

engajar pessoas;

dar senso de propósito;

atrair talentos e garantir a retenção dos mesmos;

estimular o comportamento colaborativo;

fomentar a inovação e a criatividade;

promover satisfação;

dar suporte aos líderes;

acompanhar a evolução pós-treinamento;

incentivar boas práticas de integração;

criar políticas favoráveis;

aumentar a produtividade no trabalho.