Blog

Receba novidades e promoções da Escape Time   

Comunicação Assertiva: qual a importância? Publicado por Nathalia Lopes em 20 de Junho de 2022

Comunicação Assertiva: qual a importância?

A comunicação assertiva é a habilidade de expressar ideias e sentimentos de forma honesta e transparente, respeitando o direito dos outros de fazerem o mesmo. Essa característica é fundamental para o desenvolvimento de relações humanas, gerando benefícios tanto na esfera pessoal como profissional.


Entre as vantagens da comunicação assertiva está o aperfeiçoamento da autoconfiança, já que essa virtude permite que se tenha uma melhor compreensão de si mesmo e de seu valor. Em geral, as relações interpessoais tem como objetivo falar sobre: 


Grandes lideranças – tratam as pessoas com justiça e respeito e consequentemente são tratadas da mesma forma. Em outras palavras,  elas são frequentemente vistas como líderes com os quais muitos desejam trabalhar.


Encontram mais facilmente soluções para os problemas – Sentem-se habilitados a pode ajudar no que for preciso para encontrar a melhor solução frente a todos os tipos de desafios que surgirem. 


São menos ansiosas e estressadas. Por serem autoconfiantes, essas pessoas não se sentem ameaçadas ou vitimadas quando as coisas não saem como planejado ou esperado.


Cinco características da comunicação assertiva


  1. Contato visual: demonstra interesse e sinceridade

  2. Postura corporal: ajudam a dar ênfase ao que se está falando

  3. Voz: um tom moderado é mais convincente e aceitável, e não é intimidador

  4. Timing certo: utiliza a intuição para maximizar a receptividade e o impacto da comunicação

  5. Forma de se comunicar: como, onde e quando se escolhe falar é provavelmente mais impactante do que o próprio conteúdo da mensagem.


A comunicação assertiva pode ser um dos principais gaps encontrados dentro dos mais diversos nichos, o que se aplica beneficamente no andamento dos processos, bem como é adequado para otimizar a relação entre colegas de trabalho com a fluidez de um trabalho de excelência no dia a dia.


Essas ações funcionam para otimizar a comunicação passiva, seja e-mails ou até mesmo conversas, feedbacks, trocas com outras pessoas, entre muitas outras situações. O crescimento, desenvolvimento dos colaboradores e o alcance de sucesso dos negócios como um todo, passa por uma boa comunicação.


Como desenvolver a comunicação assertiva


Nem todo mundo nasce com essa característica. Mas, ela pode ser treinada. Veja a seguir como estabelecer conexões mais sinceras e positivas com as pessoas e melhorar a sua desenvoltura profissional:


Busque o autoconhecimento e entenda seus valores


Para ser mais assertivo na comunicação é feita uma série de otimizações, que  primeiramente precisa estabelecer uma boa compreensão de si mesmo, ou seja, conhecer as suas fraquezas e pontos fortes e entender quais são seus valores e como eles podem fazer a diferença na sua empresa.


Desenvolva a inteligência emocional


A inteligência emocional está relacionada à capacidade de identificar e gerenciar as emoções com mais facilidade. Isso é essencial para se colocar no lugar do outro; saber ouvir e expressar os sentimentos quando necessário, para prestar atenção, otimizar todos tipos de comunicação e respeito.



Fonte: https://www.pulserh.com.br/blog/comunicacao-assertiva-qual-a-importancia/