Ao
referir-se às competências socioemocionais, é importante levar em conta que
vamos falar de um conjunto de habilidades que são inerentes ao ser humano e que
quando devidamente treinadas e desenvolvidas em cada indivíduo, oferecem
grandes contribuições tanto no aspecto individual, quanto no aspecto
social.
Ou
seja, toda a sociedade se beneficia quando cada pessoa é motivada a
desenvolver sua potencialidade, proporcionando, a partir daí maior interação
pessoal e interpessoal.
O
desenvolvimento humano
Considerando
a perspectiva da teoria histórico-cultural de Lev Vigotsky, o desenvolvimento
humano ocorre, fundamentalmente, a partir de interações que o
indivíduo estabelece e experimenta no meio social, no qual ele está
inserido.
O
ambiente contribui para que sejam formados os pensamentos e
os sentimentos, e esses influenciam diretamente na maneira de se
comportar, de agir e de reagir dos indivíduos, frente aos desafios e situações
que a vida oferece diariamente.
A
humanidade está vivenciando novos tempos, que trazem novas formas de fazer as
mesmas coisas, e novas maneiras de se posicionar perante a vida. O processo
de desenvolvimento das habilidades humanas, está caminhando para oferecer
um olhar voltado para a pessoa como um todo, de forma integral, abrangendo
outros aspectos do ser e não somente a parte cognitiva.
Ou
seja, desenvolver-se intelectualmente é de suma importância, entretanto, faz-se
necessário também, a aquisição do conhecimento em áreas ligadas aos relacionamentos, à convivência, à interação social. Como por exemplo:
desenvolver aptidão para realizar tarefas juntos, criar vínculos de união,
para que a vida em sociedade seja mais harmônica e focada no todo.
Diante
desse novo cenário, as competências socioemocionais são convidadas a fazer
parte do repertório de comportamentos diários que cada pessoa desempenha nos
mais diversos ambientes, seja no trabalho, no meio acadêmico, familiar, na sociedade, independente
de ser aqui ou do outro lado do mundo.
As
novas habilidades facilitam a melhoria da qualidade da convivência em
sociedade, pois, são instrumentos que irão proporcionar estabilidade
emocional, para que o indivíduo possa agir da maneira mais adequada e
favorável possível, mesmo quando a situação que estiver experimentando esteja
em um contexto desfavorável.
Os
três grupos de competências socioemocionais
Podemos
enumerar as competências socioemocionais em três importantes grupos:
Grupo
das competências relacionadas ao conhecimento
Estas
competências vão dizer a respeito da importância do conhecimento na vida de
cada pessoa, pois buscar o conhecimento é a possibilidade de exercitar o seu
lado curioso, o seu lado cientista, é extrair a sua essência criativa nas mais
diversas áreas, abrindo-se para uma gama de eventos que permitem que se
investigue a realidade, amplie sua visão sobre o seu mundo e o mundo que nos
rodeia.
Vai
auxiliar na percepção das mais variadas manifestações artísticas e
culturais, pois enriquecem a convivência e a participação social, uma vez
que, ao ampliar o conhecimento, compreende-se melhor a realidade como um todo,
e ao compreendê-la melhor, valoriza-se a diversidade, fator que contribui muito
positivamente para minimizar as possibilidades de preconceito e indiferenças,
colaborando para a construção de um ambiente mais inclusivo, mais
participativo, que alimente a mente com inovações que sejam contribuição para a
humanidade.
Grupo
das competências relacionadas a habilidades
Está
relacionado à habilidade humana de desenvolver os mais diferentes canais de
comunicação, como por exemplo: comunicação oral, visual, corporal, sonora, digital,
dentre outras.
Elas
são necessárias para se fazer entender e captar maiores informações do
ambiente, a partir do que está sendo dito e compreendido. A linguagem não
verbal muito tem a nos dizer, e através dela acontece a expressão de
sentimentos e pensamentos, compartilha-se informações, favorecendo a prática da responsabilidade,
exercitando o desenvolvimento de consciência crítica, produzindo o entendimento
de situações que são vividas diariamente.
Grupo
de competências relacionadas a atitudes e ao caráter
Este
grupo de competências vai propor reflexão sobre a importância do indivíduo se
posicionar de maneira ética, tanto consigo mesmo como com as outras pessoas e
com o ambiente de modo geral. É preciso que se desperte o entendimento de que o
que afeta um ser, nesse planeta, afeta a todos os outros.
A
sua ação no mundo, não é uma ação isolada. A
sua participação nesse capítulo da história, constrói-se cada vez que você
olha à sua volta e percebe que você não é o único ser que sente necessidades,
que passa por dificuldades e que tem questões internas ainda a serem
resolvidas; a sua participação efetiva começa quando você inicia a prática
da empatia,
que é justamente a sensibilidade de se colocar no lugar de outra pessoa, ver o
mundo, pelo filtro de outra pessoa, sendo agente de solução, facilitando os
diálogos.
Quais
são as principais competências socioemocionais?
Listamos algumas!
Vamos a elas?
·
Criatividade: Consiste na capacidade de criar,
desenvolver ideias que expressem o seu melhor, que sejam utilizáveis para gerar
benefício em sua vida e na vida de outras pessoas.
·
Pensamento crítico: Capacidade de agir de maneira
racional, colocar mais razão na resolução das questões diárias, observar,
avaliar, analisar os pontos positivos e pontos fracos da situação, para então
agir com clareza e flexibilidade, visando o bem comum.
·
Comunicação: Capacidade de expressar opiniões,
ideias, relacionar-se com assertividade, ou seja, dizer sim, quando for sim, e
dizer não, quando
for não de maneira sincera e gentil, além estabelecer diálogo para assim conviver com as diferenças. Fazer-se
compreender.
·
Colaboração: Participar com boa
vontade, contribuir, ajudar, ter atitude prestativa.
·
Atenção plena: Direcionar o foco da
sua atenção para o momento em que estiver realizando determinada tarefa, foco
no agora.
·
Curiosidade: Atitude de aceitação
da aprendizagem, aprender sempre, incentivar a busca de novos conhecimentos,
buscar soluções, a partir da motivação para explorar novos contextos.
·
Coragem: Acreditar em si. Saber que você pode superar
suas limitações, se tiver uma atitude respeitosa para com o seu medo. O medo
tem sua função positiva, mas contornar a situação, apesar dele, é coragem que
pode ser conquistada.
·
Resiliência:
Permanecer perseverante mesmo diante de situações desafiadoras, como por
exemplo, esse momento atual de pandemia, que estamos todos vivenciando, adequar-se às
novas exigências, às situações de mudanças, ser flexível.
·
Ética: Para conviver em sociedade, é preciso
observar valores, regras, modo de ser e agir, visando crescer e conviver.
·
Liderança: Capacidade de se posicionar frente aos
desafios, com maturidade e responsabilidade.
·
Metacognição: Reconhecer o seu próprio valor, saber
da sua capacidade de aprender e transformar a sua aprendizagem em algo valioso,
para você e para a sociedade.
·
Mentalidade de crescimento: É compreender que
crescer é uma oportunidade para progredir, colocar seus conhecimentos em
prática e que os desafios nos tornam pessoas melhores e preparadas para buscar
soluções juntos.
Em síntese, as competências
socioemocionais são atitudes que podem e devem ser desenvolvidas e treinadas,
para que a vida em sociedade possa ser uma experiência agradável, que facilite
a aquisição de constantes transformações, necessárias para o desenvolvimento
humano, pois, sempre conduzem a uma perspectiva mais sustentável e
solidária.
Fonte: https://blog.psicologiaviva.com.br/competencias-socioemocionais/