Blog

Receba novidades e promoções da Escape Time   

Como estimular a criatividade no ambiente corporativo? Publicado por Nathalia Lopes em 08 de Novembro de 2021

Como estimular a criatividade no ambiente corporativo?

Você já se deu conta da importância da inovação e da imaginação no meio profissional? A busca pelo novo e pelo diferente é indispensável no ambiente corporativo e, cada vez mais, os setores de recrutamento das empresas vêm buscando por pessoas que pensam e agem de maneira dinâmica e transformadora.

Afinal, estimular a criatividade da equipe permite desenvolver os funcionários para se tornarem verdadeiros talentos para a organização, quebrando certos paradigmas e auxiliando o negócio no seu crescimento e, principalmente, na sua diferenciação no mercado por meio de atividades e processos distintos.

Por isso, neste artigo, serão demonstradas algumas dicas para incentivar a criatividade e sua importância no processo de seleção de colaboradores. Confira!

QUAL A IMPORTÂNCIA DA CRIATIVIDADE NO PROCESSO DECISÓRIO DE CONTRATAÇÃO DE PESSOAS?

A criatividade e a inovação são fundamentais para o crescimento da empresa, pois buscar realizar, constantemente, algo novo e distinto do que é feito pelos concorrentes permite que a organização esteja sempre antenada às necessidades e às constantes mudanças nas escolhas dos clientes. Afinal, as novidades — sejam referentes aos produtos, aos serviços, aos processos ou ao tato com o consumidor — movimentam o mercado e criam uma sensação de necessidade no usuário.

Dessa forma, a busca por profissionais mais engenhosos e inventivos é essencial para as empresas que buscam se destacar entre as demais. Assim, essa apuração deve ser feita, principalmente, na etapa de seleção, de modo a identificar quais profissionais apresentam essas características, selecionando de forma mais criteriosa e direcionada às reais necessidades e às expectativas da organização.

COMO É POSSÍVEL ESTIMULAR A CRIATIVIDADE NO AMBIENTE PROFISSIONAL?

Agora que você já percebeu a importância da criatividade para a organização e a necessidade da busca por profissionais com essa característica, é o momento de listar algumas dicas para estimulá-la na sua equipe e proporcionar, cada vez mais, um ambiente favorável às mudanças e às inovações. Portanto, veja algumas dicas abaixo!

TENHA LÍDERES QUE INSPIRAM

O papel dos líderes é essencial para ampliar o processo criativo do time de profissionais. Afinal, cabe a eles inspirar e desenvolver um ambiente propenso à formação de uma equipe inventiva e disposta a pensar de maneira diferente. Dessa forma, contar com uma liderança dinâmica e arrojada — caracterizada como um agente promovedor de modificações e transformações — promove maior dinamismo e participação do pessoal no processo.

DESAFIE SUA EQUIPE

Desafiar os profissionais é uma excelente maneira de propor mudanças e pensamentos diferentes para resolver problemas e encontrar melhorias. Dessa maneira, cabe aos gestores propor desafios condizentes com a capacidade e habilidade de cada funcionário (tarefas muito simples ou muito complexas tendem a desmotivar e desanimar o time) e direcionados ao seu setor de atuação, possibilitando a participação do colaborador na busca por soluções.

REALIZE TESTES

A realização de testes pela equipe de gestão de pessoas é fundamental para identificar as falhas e também os acertos no processo criativo empresarial, e tendo como base os dados e as informações recebidos, direcionar atividades, treinamentos e palestras com vistas ao desenvolvimento dos profissionais, visando o aumento do comprometimento com a transformação e com o pensamento inovador.

PROPONHA ALTERAÇÕES NA ROTINA

A rotina, a burocracia excessiva e as tarefas repetitivas podem desmotivar os profissionais e acarretar em falta de comprometimento e participação. Portanto, propor algumas mudanças em diversas áreas de atividades pode vir a ser um estímulo à equipe, proporcionando maior empenho e, principalmente, o surgimento de novas ideias e opiniões.

Diante disso, fica evidente a importância de se estimular a criatividade para o crescimento empresarial. Afinal, a presença de uma equipe motivada e inovadora abre caminhos para receber mudanças e transformações nos processos internos, nos produtos e na conquista de novos mercados da organização, aprimorando, consequentemente, os resultados gerais do negócio devido às melhorias advindas de novas ideias e do comprometimento do time. Por isso, encoraje seus colaboradores a pensar fora da caixa!

Fonte: https://www.teambuildingbrasil.com.br/blog/estimular-criatividade-ambiente-corporativo/