Blog

Receba novidades e promoções da Escape Time   

Como conciliar o home office com os filhos em casa? Publicado por Monique em 01 de Outubro de 2020

Como conciliar o home office com os filhos em casa?

O que é importante neste momento?

O isolamento tem sido uma experiência atípica. A antiga rotina já parece fazer parte de um passado distante, em que o caos do trânsito, dos elevadores e das reuniões nos lembram de dias mais fáceis, simples e previsíveis.

Com essa mudança de perspectiva, pais e mães precisam se dividir em 6 para arcar com todas as obrigações do dia a dia. Entre a família, o trabalho e a casa, as tarefas se acumulam, exigindo uma adaptação rápida para o novo momento.

Por isso, entendemos que a sua melhor ferramenta neste período será a paciência. Primeiro, por uma questão de inexperiência. Até porque não são todas as pessoas que estão preparadas para a versatilidade que esse momento exige, um verdadeiro malabares entre as questões do trabalho e as interações com os pequenos.

Além disso, a paciência se mostrará importante por estar ligada à calma e à tolerância. Ambas são fundamentais para que você entenda que o período de isolamento pode se estender por um tempo considerável, uma vez mais porque o país ainda não alcançou o pico de sua trajetória na pandemia.

Sendo assim, a melhor forma de encarar isso é com otimismo e disciplina, pois há a possibilidade de que essa seja a sua nova realidade pelos próximos meses.

Como conciliar o home office com os filhos em casa?

O primeiro ponto a se considerar é que as crianças enxergam a quarentena de uma forma muito diferente dos adultos, como se fosse férias. O importante é quebrar essa expectativa, demonstrando que eles precisam fazer algumas coisas para colaborar no cotidiano da casa.
  • Elabore uma nova rotina
Desocupadas e longe da escola, é comum que as crianças peçam por atenção, pois a seus olhos, ganharam a oportunidade de passar o dia inteiro em casa. No entanto, você sabe que tem obrigações a cumprir e deve criar uma rotina que os distraia de maneira produtiva, permitindo que você trabalhe.

  • Determine intervalos
A rotina mudou e você precisa de um novo método para se concentrar no seu trabalho. Um exemplo disso é agregando intervalos nos quais você pode interagir com a criança e atribuir novas tarefas, mantendo-a entretida e reduzindo a probabilidade de interrupção. Por exemplo:
  • levante e trabalhe desde mais cedo;
  • quando a criança acordar, faça uma pausa para tomar o café e interagir com ela;
  • delegue alguma tarefa para determinado período, como desenhar e pintar;
  • trabalhe enquanto ela faz isso;
  • realize outra pausa, interaja e troque a tarefa;
  • repita isso ao longo do dia, trabalhando, interagindo e substituindo as tarefas para que a criança não se sinta entediada e prejudique a sua concentração.
  • Compartilhe obrigações - Com todos em casa, as responsabilidades do trabalho e das crianças podem ser equilibradas entre o casal. 
Por exemplo, um se concentra no trabalho apenas no período da manhã, enquanto o outro cuida da criança de maneira híbrida, como descrito na rotina acima.

Já pela tarde, a formação muda. Quem se concentrou apenas no trabalho pela manhã, cuida da criança de maneira combinada pela tarde, enquanto a pessoa que fez isso pela manhã se foca exclusivamente em seu trabalho à tarde.

Adapte a sua nova realidade ligações e videoconferências em momentos de dedicação exclusiva, em que você sabe que não será interrompido.
Por fim, também é importante tolerar certos comportamentos. Como a situação é excepcional, pode ser necessário flexibilizar o tempo em que a criança passa interagindo com eletrônicos, seja jogando ou assistindo a desenhos, pois a quantidade de tempo livre a ser delegado é muito maior do que você esperaria em um dia de trabalho.

Fonte: https://www.hyundai.com.br/descubra/home-office-com-filhos-em-casa.html
4befc780-ddaf-4974-ab83-e7d78c4b0e5c