Essa é uma forma de potencializar os resultados e trabalhar as dificuldades que cada colaborador apresenta, a fim de desenvolvê-la positivamente.
Com certeza, você já ouviu falar em clima organizacional. Mas sabe o que significa esse termo? Ele é como o colaborador percebe a empresa que trabalha, demonstrando isso em um conjunto de pensamentos e sensações, que são comuns na maioria de uma equipe. Essas emoções podem impactar diretamente na motivação das outras pessoas, influenciando o seu querer em trabalhar em um determinado local.
Saber como o colaborador se sente na empresa — na área na qual atua — é fundamental para manter saudável a cultura organizacional do espaço. Se o ambiente é ruim, o profissional nunca vai vestir a camisa da organização e pode atrapalhar a cultura.
É importante pensar que uma empresa é formada e criada por pessoas, ou seja, são seres humanos que fazem o negócio funcionar. Por isso, é imprescindível que o clima organizacional seja favorável para o colaborador.
Além de pensar no clima organizacional de toda a empresa, é preciso pensar que cada departamento tem o seu ambiente. Por exemplo, na maioria das vezes, uma equipe de marketing é mais espontânea do que a do financeiro. Isso porque cada setor desempenha um tipo de função, podendo ser mais ou menos “pesada”.
Essa mistura de setores forma a cultura de uma empresa e impacta diretamente em seu meio. Por isso, muitos têm dificuldades para determinar o clima organizacional de um local, uma vez que cada pessoa percebe o ambiente de uma maneira.
Por se tratar diretamente da satisfação dos colaboradores, o clima organizacional deve ser medido periodicamente. Mas como fazer isso? As pesquisas são feitas por meio de questionários com alguns pontos a serem medidos:
estrutura – avalia como o colaborador vê as regras e procedimentos da empresa;
responsabilidade – mede como o profissional enxerga a sua liberdade para poder tomar decisões referentes a sua função;
desafio – esse quesito mede os riscos das decisões que são tomadas dentro da função de cada profissional;
recompensa – avalia como o colaborador percebe que é recompensado pelos seus esforços e dedicação;
relacionamento – essa é uma questão importante, pois mostra como é o convívio entre todos os profissionais da empresa;
cooperação – avalia o quanto os colaboradores se ajudam, são prestativos uns com os outros;
conflito – esse indicador mede como a empresa lida com os problemas em geral;
identidade – avalia se os objetivos do profissional estão alinhados com os da empresa;
padrão – mostra a percepção do colaborador com as exigências da organização que trabalha.
Lidar com pessoas nem sempre é uma tarefa fácil. Aliás, podemos dizer que é uma das mais difíceis. Afinal, cada um tem uma forma de pensar e agir, podendo ser compatível ou não. E quando surgem as adversidades, é nesse momento que devemos avaliar a situação e pensar em prol do bem comum, em especial, dentro de uma empresa.
Melhorar o clima organizacional de um local não uma função simples e nem acontece da noite para o dia. Isso vai além de proporcionar lazer e descanso para os seus colaboradores. É preciso entender quais são as reais necessidades deles.
Um dos pontos que costumam deixar o clima organizacional ruim é o relacionamento, tanto entre colaboradores, como entre departamentos e, principalmente, entre equipe e líderes.
Por isso, uma boa alternativa para melhorar a cultura organizacional de uma empresa é motivar os gestores a serem mais próximos de sua equipe. Além de incentivar o bom convívio entre todos.
Outras sugestões para melhorar o clima organizacional da sua empresa são:
garanta saúde básica aos seus colaboradores;
estabeleça metas viáveis com recompensas que vão agregar valor profissional e pessoal aos profissionais;
ofereça treinamentos para aprimorar as qualidades dos seus profissionais;
invista em programas sociais;
tenha flexibilidade com os horários, afinal, se um colaborador ficou até mais tarde um dia, por que não chegar um pouco mais tarde do outro? Ou sair mais cedo quando precisar?
dialogue sempre e seja um líder, não um chefe.
Quer otimizar os resultados da sua empresa? Mapeie o perfil comportamental dos seus colaboradores e faça uma profunda análise. Dessa maneira, você vai saber quais as tarefas precisam melhorar em sua gestão para trabalhar os pontos que os seus colaboradores devem aperfeiçoar.
Dessa maneira, você vai começar a estimular a sua equipe de forma assertiva, direcionando, por exemplo, treinamentos e cursos que tenham a ver com o seu interesse. Assim, a produtividade irá aumentar e os resultados do seu setor irão contribuir positivamente para o benefício geral da empresa.
Outra forma também de contribuir para um bom clima organizacional é aprimorar as relações interpessoais. Por exemplo, por meio do perfil comportamental dá para identificar quem tem dificuldade em se comunicar. Sendo assim, é possível criar estratégias adequadas para que essas pessoas se expressem melhor.
Questões como oportunidade de crescimento profissional, qualidade de vida, alinhamento de salários, remuneração, benefícios e estabilidade são importantes para os colaboradores. Esses quesitos imprescindíveis para o tempo de vida de cada profissional dentro de uma empresa.
Além disso, respeite as individualidades de cada colaborador com o perfil comportamental você identificará todos os pontos positivos e negativos de cada um, respeitá-lo será um passo importante para o sucesso geral da empresa.
Fonte: https://blog.solides.com.br/como-o-perfil-comportamental-pode-impactar-a-clima-organizacional/