Para enxergar a importância do endomarketing para uma organização, é preciso compreender primeiro, o marketing. Ele pode ser definido como o processo de entendimento e satisfação das necessidades do cliente, criando assim, uma boa experiência para ele.
Internamente, os princípios continuam os mesmos, porém o cliente se torna colaborador. Ou seja, o endomarketing é o uso dos conceitos do marketing tradicional, porém aplicados aos funcionários, com o objetivo de alcançar maiores e melhores resultados.
A ideia é deixar os colaboradores alinhados e engajados, dessa forma eles sabem o que devem fazer e tem vontade de executar da melhor maneira possível.
Endomarketing não se trata de funcionários felizes, e sim, de equipes que se sentem pertencentes a um grupo, e parte de algo maior. É esse sentimento que nos motiva a construir uma performance cada vez melhor.
Agora que você entendeu o conceito e o propósito do endomarketing, vamos entender sua importância e como implantá-lo na prática?
Uma estratégia de marketing interno bem-sucedida, beneficia uma empresa de várias formas, em todos os níveis e em todas as áreas. Você sabia que empresas que têm entre 60 e 70% dos colaboradores engajados possuem uma média de 24% de taxa interna de retorno? Nas empresas que essa taxa está em 49-60%, o TIR cai para 9%.
O desengajamento de colaboradores custa mais de 59 bilhões de euros por ano para a economia do Reino Unido. Isso é mais que o PIB de Portugal, Israel, Dinamarca e Cingapura. Colaboradores engajados atingem uma performance melhor que os desengajados em 25%.
Se uma empresa entra para lista da Fortune das 100 melhores empresas para se trabalhar, é provável que ocorra um aumento de 1.6% de retorno sobre ativos (ROA). Em termos do Google, isso é mais que 14 bilhões de dólares!
E não é só sobre dinheiro entrando, é sobre parar com a saída dele. Substituir uma pessoa, custa entre 125 e 400% de salário anual. Engajamento alto causado por uma boa estratégia de endomarketing permite manter pessoas talentosas na empresa.
É possível reduzir custos gastos com recrutamento, treinamento, produtividade perdida e rotatividade. Realizar ações que incentivam cada colaborador de acordo com seu Perfil Comportamental faz com que eles se sintam valorizados e reconhecidos por seu esforço.
O endomarketing pode ser traduzido como atividades que envolvem incentivos (prêmios) ou até mesmo atividades que valorizam os funcionários. Um exemplo disso é o programa da Fiat. Os funcionários da empresa são sempre os primeiros a realizar testes de novos modelos. Não custa nada à empresa, mas faz toda a diferença!
Muitos gestores não sabem, mas 64% dos colaboradores visitam sites não relacionados ao trabalho todos os dias. 21% desperdiçam 5 horas por semana fazendo isso! Socializar no Facebook ocupa 41% desse tempo, 37% no LinkedIn e 25% comprando online na Amazon. Mas porquê?
A razão número um é que eles não se sentem suficientemente desafiados com suas tarefas, segundamente, a empresa não dá incentivos para trabalhar mais e melhor, e terceiramente, estão insatisfeitos com sua carreira.
Isso é só mais uma prova que colaboradores que se sentem parte de um grupo, são motivados pelos líderes e pelos colegas de trabalho, só tendem a continuar nas organizações. 69% dos profissionais afirmam que se dedicariam mais se fossem mais reconhecidos por suas conquistas.
São nessas horas que podemos reconhecer o valor atribuído às soft skills, ou habilidades comportamentais, que determinarão o comprometimento e a vontade de cada um de se tornar um profissional melhor, de acordo com os incentivos recebidos do meio externo.
Aumenta a fidelidade dos funcionários e como consequência, reduz a rotatividade de trabalhadores;
Otimiza a motivação interna, pois oferece um sentido ao ambiente de trabalho;
Melhora o clima organizacional ao incentivar o trabalho em equipe;
Melhora a qualidade de vida no trabalho;
Aumenta a produtividade e engajamento dos colaboradores.
Já conhece a importância de ter um bom endomarketing, não é mesmo? Vamos aprender a implantá-lo agora mesmo então?
Primeiro, é importante conhecer os funcionários da sua empresa. Tente entender suas necessidades, desejos e objetivos. Converse com eles e preste bastante atenção. Uma ferramenta que ajuda neste processo é a descoberta do perfil comportamental de cada um. Dessa forma, você poderá criar uma nova atividade criativa que oferecerá resultados reais para sua organização e para o clima organizacional.
Como tudo na vida, a estratégia de endomarketing deve ser desenvolvida com um objetivo claro em mente. Desta forma, será mais fácil canalizar a criatividade e alcançar seus objetivos. Entre os principais objetivos que podemos destacar estão:
Estabelecer a lealdade do empregado;
Motivar os funcionários a obter melhores resultados, tornando-os conscientes da determinação necessária;
Melhorar o processo de comunicação interna, aumentando a sinergia da equipe.
O terceiro passo é o momento em que você estrutura o plano que guiará toda a sua estratégia. Para fazer isso, você precisa responder três perguntas principais: o que será feito? por que isso será feito? e como isso será feito? Dê uma olhada em algumas ferramentas que você pode usar:
Oferecer incentivos (bônus, comissões, viagens, etc.)
Realizar de campanhas para conscientização;
Implementar novos canais de comunicação (intranet, TV corporativa, software especializado, etc.).
Por fim, é importante seguir os resultados obtidos. É por isso que você precisa estabelecer alguns indicadores-chave de desempenho. Esses indicadores funcionam como um termômetro, medindo os resultados de uma atividade. Aqui estão alguns indicadores principais:
Nível de satisfação do funcionário;
Taxa de absenteísmo;
Nível de produtividade;
Quantidade de resíduos materiais;
Retorno sobre o investimento (ROI).
Ao aplicar essas dicas, você poderá projetar sua estratégia de marketing interna e obter ótimos resultados, mantendo seus funcionários felizes e motivados.
Fonte: https://blog.solides.com.br/importancia-endomarketing-organizacoes/