É bem fácil ser passivo. Observar o mundo ao seu redor e não interagir com ele até ser solicitado. É fácil e seguro sentar na sua cadeira do escritório e fazer apenas o que te pedem, seguir a rotina, seguir a lista tópico por tópico.
Mas você já parou para pensar o que você ganha com isso? Você pode ganhar minutos a mais para mexer no seu celular, minutos a mais para tomar um café e minutos a mais para pegar o ônibus depois do trabalho.
Mas e o que você perde? Você perde o que os proativos estão ganhando. Você perde a chance de mostrar para si mesmo que é capaz, você perde a chance de extrapolar os limites, você perde a chance de crescer pelo desafio, pelo improviso, pelo risco.
Pessoas proativas crescem fora do trabalho. Pessoas proativas não esperam receber uma mensagem, elas mandam a mensagem. Pessoas proativas não esperam um aumento para viajar, elas economizam e viajam. Pessoas proativas não esperam um novo emprego para casar, elas juntam os trapos com o que podem.
Saia de casa. Não espere ser convidado, convide.
Vá até seu colega de trabalho e sugira uma nova ação. Não espere que alguém faça isso por você, vá e faça.
Pessoas proativas não esperam a segunda para a dieta, o domingo para encontrar os amigos, e a sexta para sair com a namorada.
Pessoas proativas arriscam, inovam. Elas podem errar, mas o erro que provém da proatividade é um risco assumido e valorizado.
Ser proativo pode ser difícil para quem é mais retraído, mas ser proativo pode ser a chave para começar, por exemplo, a gostar de um trabalho. Muitas vezes, as pessoas odeiam seu emprego, mesmo sendo em uma empresa ou área que gostariam de trabalhar, porque elas se envolveram na rotina e não ousam mudar.
Ser proativo não é necessariamente tomar decisões sem a autorização de alguém, ser proativo é, muitas vezes, saber a hora de pedir a autorização e arriscar.
Você pode sentir que a sua vida está monótona e que nada de novo acontece porque você não faz nada de novo acontecer. Todo domingo à noite é igual, toda segunda-feira é igual.
Você espera que algo mude mas você não muda suas atitudes. Você segue, na vida, o mesmo cronograma do fluxo de um trabalho e, sem perceber, boicota conquistas futuras.
Não boicote mais o profissional e o ser humano que você quer ser. Seja. Comece o dia levantando a mão em uma reunião e você vai terminar onde quiser.
Fonte: https://manualdohomemmoderno.com.br/desenvolvimento/importancia-de-ser-proativo-no-trabalho-e-na-vida