A parte mais importante de qualquer estrutura empresarial, com certeza, é o capital humano. São os colaboradores os responsáveis por processos e atividades que fazem o negócio girar e crescer. Por conta disso, o sentimento de pertencimento no trabalho é essencial.
É ele que faz com que os profissionais se sintam parte da empresa e queiram dar o seu melhor. Mas como desenvolver essa percepção na sua equipe? Listamos 7 dicas neste post. Confira!
O sentimento de pertencimento é um laço psicológico criado entre um colaborador e a empresa em que ele trabalha. Nesse cenário, o profissional se sente acolhido como parte de uma comunidade, criando muito mais do que um vínculo profissional.
Em outras palavras, podemos dizer que o senso de pertencimento é quando o profissional se sente valorizado, útil, acolhido e aceito no seu ambiente de trabalho, se identificando verdadeiramente com a cultura organizacional do negócio.
Promover o sentimento de pertencimento na empresa é muito vantajoso para ambas as partes. Isso porque, a empresa ganha em produtividade e desempenho, enquanto os colaboradores garantem mais bem-estar e crescimento profissional.
De acordo com uma pesquisa realizada nos Estados Unidos com quase 1.800 trabalhadores em período integral, colaboradores com um alto senso de pertencimento:
faltam 75% menos por motivos de doença do que aqueles que se sentem excluídos. Essa queda no índice de absenteísmo equivale a uma economia de quase US$ 2,5 milhões anuais em produtividade, a cada 10 mil trabalhadores;
têm uma taxa de rotatividade 50% menor do que empregados que têm um sentimento de não pertencimento, com uma economia anual de cerca de US$ 10 milhões a cada 10 mil colaboradores;
apresentam uma melhora de 56% no desempenho de seus trabalhos, com ganhos de US$52 milhões anuais, a cada 10 mil trabalhadores.
Além disso, por conta da conexão com o ambiente de trabalho, os profissionais que se sentiam pertencentes apresentaram maior evolução em suas carreiras, recebendo o dobro de aumento de salários e expandindo em 18 vezes as chances de serem promovidos.
Como vimos, desenvolver sentimento de pertencimento no trabalho pode trazer bons frutos para o seu negócio. Mas como fazer isso? Para que a estratégia dê certo, não basta apenas teorizar sobre as condições de trabalho, é preciso ter práticas condizentes com essa cultura.
A organização precisa ter um compromisso com o capital humano, abrindo espaço para a inclusão, a diversidade e o pertencimento, ajudando seus colaboradores a aceitarem as diferenças e fortalecerem seus laços de engajamento.
A seguir, confira 7 dicas práticas para fortalecer ainda mais essa cultura na sua empresa.
Entender o cenário atual da organização é sempre o primeiro passo antes de elaborar novas estratégias. Sendo assim, realize pesquisas de clima organizacional para diagnosticar problemas e entender a percepção dos colaboradores.
Com base nos resultados obtidos, será possível identificar o nível de bem-estar dos profissionais e o quanto eles se sentem parte da empresa, além de visualizar quais práticas precisam de aperfeiçoamento.
Para que os colaboradores sintam o sentimento de pertencimento ao lugar em que trabalham, é preciso que eles entendam, claramente, o motivo pelo qual realizam suas funções.
Estabelecer propósitos e disseminar a cultura organizacional é fundamental para orientar todos os profissionais na mesma direção, garantir que eles entendam onde podem chegar e se dediquem ao alcance das metas e objetivos.
Outra dica é criar ambientes seguros e democráticos, em que os colaboradores possam se expressar abertamente e sejam incentivados a participar.
Para isso, é possível utilizar diversas ferramentas como caixas de sugestão, pesquisas de satisfação, avaliações de desempenho e reuniões one on one. Mostrar que a empresa valoriza as opiniões e percepções dos colaboradores é uma forma de fazê-los se sentir mais importantes e acolhidos.
Uma boa comunicação é outro fator importante para garantir o senso de pertencimento. Ela deve ser utilizada para trazer mais visibilidade sobre os objetivos da empresa e o papel de cada colaborador nessa trajetória.
Além disso, a comunicação interna ajuda a eliminar ruídos e inseguranças, mantendo todos os colaboradores informados e participativos.
A satisfação do colaborador está diretamente relacionada à forma como ele é reconhecido e valorizado pela organização. Por isso, celebrar conquistas e projetos bem realizados é muito importante para promover o sentimento de pertencimento.
Assim, é válido pensar em programas de reconhecimento e gestão de metas, mostrando aos profissionais onde eles podem chegar e como a empresa valoriza o bom trabalho.
Se você utiliza o marketing para atrair e encantar clientes, por que não utiliza a ferramenta também para fazer os colaboradores se apaixonarem pela empresa?
Estratégias de endomarketing são fundamentais para promover o envolvimento dos profissionais e fazer com que eles se sintam representados pela organização. Assim, abuse do storytelling e pense em campanhas voltadas para a promoção do senso de pertencimento.
Por fim, a última dica é investir no desenvolvimento profissional e pessoal dos colaboradores.
A educação corporativa não é importante apenas para melhorar a performance e os resultados da organização. Ela também é uma forma de mostrar que a empresa acredita no potencial dos profissionais e que investe em seu aperfeiçoamento e carreira.
Desenvolver o sentimento de pertencimento nos colaboradores é essencial para que eles se sintam parte de um time e tenham motivação e engajamento em suas funções no dia a dia.
Além disso, a prática pode ajudar a reter talentos, minimizando a rotatividade e os custos relacionados aos processos de recrutamento, seleção e treinamento.
Fonte: https://blog.solides.com.br/sentimento-de-pertencimento/