Blog

Receba novidades e promoções da Escape Time   

7 DICAS PARA PROMOVER O BEM-ESTAR DOS COLABORADORES Publicado por Nathalia Lopes em 08 de Março de 2022

7 DICAS PARA PROMOVER O BEM-ESTAR DOS COLABORADORES

Você sabe qual é a importância de promover o bem-estar dos colaboradores da sua empresa? Saiba que se eles não estiverem se sentindo bem no ambiente de trabalho, dificilmente terão um bom desempenho. Existem estudos que mostram isso e destacam a importância de ações que visem proporcionar a satisfação dos trabalhadores.

O psicólogo Abraham Maslow criou uma teoria que ficou conhecida como a Pirâmide das Necessidades. Basicamente, a representação gráfica da pirâmide mostra que um ser humano precisa ter suas necessidades básicas supridas para chegar ao topo, que é onde está o desenvolvimento pessoal.

Siga a leitura para saber mais sobre o assunto e conferir dicas para promover o bem-estar dos colaboradores da sua empresa.


A importância de promover o bem-estar dos colaboradores

A Pirâmide de Maslow tem como base as necessidades fisiológicas, que incluem comida, água, abrigo e sono. Em seguida, vem a segurança, que está ligada à família, ao próprio corpo e à propriedade. Depois, temos as necessidades sociais, de amor, amizade, família e comunidade.

Antes de chegar ao topo está a parte da pirâmide relacionada à estima, que é o relacionamento consigo mesmo, envolve o reconhecimento, o status e a autoestima. Então, lá está ele, o topo, que representa as realizações pessoais, é aqui que se encontram a criatividade, o talento e o desenvolvimento pessoal.

Maslow representou as necessidades humanas em forma de pirâmide porque é a melhor forma de entender que não dá para chegar ao topo sem ter a base. Consegue imaginar um indivíduo que não tem suas necessidades básicas supridas sendo criativo e se desenvolvendo? As chances de isso acontecer são mínimas.

É por essa razão que se importar com o bem-estar dos colaboradores é necessário. Quanto mais felizes e satisfeitos eles estiverem se sentindo, mais energia e motivação terão para se dedicar aos objetivos da companhia.

Organizações que pagam salários baixos e não oferecem benefícios perdem exatamente por não estimularem seu capital humano. Afinal, quando as recompensas são medianas, o esforço empregado será compatível. Sem contar que o emprego será visto como temporário, até que uma oportunidade mais vantajosa apareça.

Dicas para promover o bem-estar dos colaboradores e estimular o bom desempenho

Se deseja promover o bem-estar dos seus colaboradores para estimular o bom desempenho, considere começar aplicando as dicas a seguir. São ações que podem ser adaptadas a negócios de qualquer porte, considerando a realidade de cada um.

1. Ofereça uma estrutura adequada

Ainda em referência à Pirâmide de Maslow, é preciso lembrar que os colaboradores precisam ter suas necessidades básicas atendidas. Sendo assim, é fundamental contar com uma estrutura adequada, com todas as condições para que possam trabalhar de forma confortável.

As cadeiras, mesas e outros tipos de espaço de trabalho devem ser pensados para oferecer ergonomia. Além disso, é importante contar com um espaço para que todos possam fazer suas refeições e desfrutar do horário de almoço, caso não tenham o hábito de irem até em casa.

2. Reconheça o bom desempenho

Dificilmente uma pessoa continuará se esforçando se não for reconhecida, até mesmo para se certificar de estar no caminho certo. Nesse sentido, é fundamental que a empresa reconheça e incentive a dedicação dos colaboradores. Assim, além de estimulá-los, irá estimular os demais, que verão que vale a pena dar o seu melhor.

Esse reconhecimento pode acontecer tanto através de elogios quanto de bonificações de incentivo. As comissões por alcance de metas são um bom exemplo de como fazer isso. Contudo, é fundamental que se defina metas possíveis, para que a equipe sinta que pode alcançá-las.

3. Estimule a prática de atividades físicas

Corpo e mente estão totalmente conectados, por isso, praticar atividades físicas também traz benefícios para a mente. Indivíduos que são ativos têm muito mais energia do que aqueles que são sedentários, o que impacta diretamente no desempenho profissional.

A empresa pode incentivar a prática de exercícios de diversas formas, como através da realização de ginástica laboral todos os dias, de vales-academia, promoção de torneios de futebol e outros esportes aos finais de semana, entre outras maneiras.

4. Incentive a alimentação saudável

Além dos exercícios, a alimentação saudável também é extremamente benéfica quando o assunto é saúde e bem-estar. A empresa pode estimular de várias formas, dependendo das suas condições. O fato de oferecer uma cozinha para que todos possam aquecer suas refeições já os incentiva a levarem marmitas de casa em vez de comerem alimentos pouco nutritivos na rua.

Outras sugestões de incentivo para a alimentação saudável incluem o oferecimento de frutas, lembretes para que todos se hidratem ao longo do dia, além de palestras com profissionais da saúde.

5. Construa uma cultura forte

A cultura da empresa é um elemento imprescindível para a promoção do bem-estar dos colaboradores. É importante que eles se sintam acolhidos, valorizados e respeitados. Para isso, os líderes devem sempre dar o exemplo e todos precisam ser tratados igualmente, sem preferência.

É assim, através de pequenas ações, que se constrói uma cultura forte, que acolhe os funcionários e faz com que sintam orgulho de fazer parte da organização. Quando os responsáveis pelo negócio não assumem essa função de criar esse conjunto de valores, eles vão se formando naturalmente e nem sempre partem para um lado positivo.

6. Ofereça benefícios de forma personalizada

Os benefícios são formas que as empresas utilizam para incentivar seus colaboradores. Alguns são obrigatórios por lei, dependendo do porte da companhia, como vale-transporte e plano de saúde, já outros são oferecidos espontaneamente.

Contudo, é preciso destacar que os benefícios extras não devem ser oferecidos sem critério. É extremamente importante que a empresa ouça os funcionários e entenda o que realmente desejam. Afinal, essa bonificação apenas terá um efeito positivo se proporcionar algo positivo para eles.

7.  Invista no desenvolvimento da equipe

Por fim, é muito importante investir no desenvolvimento da equipe, seja através de treinamentos ou da troca de experiências no dia a dia. Esse é mais um ponto que deve fazer parte da cultura da empresa. Assim, os colaboradores saberão aproveitar cada oportunidade de crescerem dentro da companhia.

Viu só como é importante promover o bem-estar dos colaboradores? Aproveite para deixar seu comentário abaixo e compartilhar o conteúdo com os seus amigos que também são empreendedores!

 

Fonte: https://www.ibccoaching.com.br/portal/gestao-de-rh/7-dicas-para-promover-o-bem-estar-dos-colaboradores/