Blog

Receba novidades e promoções da Escape Time   

5 formas de aumentar a motivação dos colaboradores Publicado por Nathalia Lopes em 04 de Julho de 2022

5 formas de aumentar a motivação dos colaboradores

Manter a motivação dos funcionários em alta é um desafio, especialmente quando os colaboradores já estão há algum tempo na empresa. O RH vive se questionando em busca de novas maneiras de vencer a acomodação e conseguir aumentar a motivação dos colaboradores.

A verdade é que, por meio de algumas atitudes simples, é perfeitamente possível conseguir bons resultados nesse aspecto. Quer descobrir como fazer isso? Então descubra 5 formas de aumentar a motivação no trabalho de seus colaboradores.

1. Crie um ambiente agradável

O primeiro passo para aumentar a motivação de seus colaboradores é criar um ambiente que favoreça essa realidade. Afinal, pense o seguinte: os colaboradores passam mais de 1/3 do seu tempo diário no trabalho e se o local for desagradável, dificilmente eles poderão ser produtivos.

Ofereça um lugar confiável e seguro, onde possam exercer suas funções em condições agradáveis. Evite também ser demasiado exigente: regras que possam limitá-los excessivamente podem ser grandes agentes de desmotivação. Um ambiente mais flexível pode aumentar bastante a motivação e a produtividade.

2. Ofereça um plano de carreira

A possibilidade de crescimento é outra das formas de conseguir fazer com que os colaboradores fiquem motivados — afinal, eles vão querer apresentar resultados consistentes para que, dessa forma, consigam subir na hierarquia empresarial.

Deixe esse processo claro, por meio de um plano de carreira bem definido e que mostre os caminhos para que eles possam obter novas conquistas. Não deixe também de investir em programas de treinamento técnico, propiciando um maior desenvolvimento profissional e trazendo mais competitividade para o empreendimento.

3. Trabalhe com feedbacks

Feedbacks podem ser essenciais, pois eles permitem que os gerentes conheçam melhor os seus colaboradores e também fazem com que esses colaboradores possam compreender melhor o que a empresa e a gestão esperam deles.

Isso tem que ser feito em uma via de mão dupla: periodicamente, peça que seus funcionários preencham pesquisas e formulários de opinião e, da mesma forma, ofereça relatórios de desempenho para eles.

Apenas lembre-se de não deixar toda essa informação valiosa no papel: é importante fazer reuniões e conversar pessoalmente para aparar arestas, ajustar o que está errado, além de reforçar e parabenizar o que está dando certo. Uma visão honesta, clara e positiva certamente é um fator motivante para qualquer trabalhador.

4. Utilize métricas

Métricas podem ser uma boa forma de manter a motivação em alta, pois elas ajudam a visualizar melhor os resultados e facilitam na hora de realinhar estratégias, reforçar o que está dando certo e até no momento de fazer cobranças.

Dependendo do ramo de atuação da empresa, você pode utilizar parâmetros como o “número de novos clientes”, que mostra quantos parceiros novos aquele funcionário trouxe para o empreendimento. Outra métrica que pode ser interessante é o “percentual de negócios fechados”, que indica o número médio de negócios de sucesso.

Colaboradores com baixo um baixo “percentual de negócios fechados” podem precisar de uma conversa particular ou até de um novo treinamento para se manterem com a motivação em dia. A ideia aqui é utilizar números como parâmetros e, através deles, incentivar a melhoria constante dos processos.

5. Proponha metas reais

Propor metas inalcançáveis pode ser um tiro no pé para a gestão, afinal, quando o colaborador já sabe que não vai conseguir cumpri-las, ele certamente não ficará motivado. Busque sempre traçar metas reais, que incentivem o crescimento de cada um.

Quando alcançadas, oferecer brindes e gratificações, além de elogios, pode ser uma excelente ideia para manter o ânimo e a moral dos seus funcionários, além de aumentar a motivação no trabalho.

Aumentar a motivação dos colaboradores é um verdadeiro desafio e pode aferir diferentes setores. Conhecer as necessidades dos colaboradores é fundamental, por isso, uma comunicação próxima e aberta faz parte de todo o processo.

Fonte: https://blog.solides.com.br/aumentar-a-motivacao-dos-colaboradores/