Uma sólida formação acadêmica e cursos complementares nem sempre são suficientes para que você consiga a tão sonhada vaga de emprego na companhia dos seus sonhos. Mais do que boa base teórica e experiências na bagagem, as empresas buscam uma série de comportamentos, em geral, adequados à sua cultura organizacional.
Conheça 12 coisas que aumentam as chances dos candidatos na conquista de uma vaga.
Para se comunicar e atuar de forma correta dentro de uma organização, o candidato deve compreender e estar alinhado aos valores e à missão da instituição. O setor de Recursos Humanos pode, inclusive, pesquisar redes sociais para verificar se o pretendente a uma vaga está em conformidade com a visão da empresa.
O ambiente profissional pode ser muito competitivo, e isso faz com que alguns profissionais busquem atalhos desaconselháveis para o sucesso. Dessa forma, a Ética — conjunto de regras morais que regem as relações pessoais e profissionais, algo fundamental tanto na vida privada quanto na empresa — passa a ser um diferencial desejável nos candidatos.
A capacidade de enxergar o mundo com os olhos de outra pessoa não só proporciona o sentimento de solidariedade, mas também é um comportamento desejado pelas empresas. Comentários negativos e preconceituosos são mal vistos em qualquer ambiente e podem causar problemas profissionais, mesmo quando acontecem fora do trabalho.
A responsabilidade com prazos e com a qualidade do trabalho entregue, bem como o engajamento com as metas e ideias da organização, são essenciais.
A resiliência é imprescindível tanto para quem está começando uma carreira quanto para profissionais com um enorme talento reconhecido e anos de experiência. A atitude de lidar com adversidades e assimilar críticas resistindo a pressões externas é um destaque em qualquer processo seletivo.
Uma ideia do contexto onde a organização está situada é importante para a tomada de decisões, tanto em nível estratégico quanto no cotidiano. Conhecer novidades do mercado e de seus concorrentes é um diferencial para estar sempre à frente de outros postulantes à vaga.
A capacidade de motivar colegas, inspirar equipes, se relacionar bem socialmente e acompanhar as mudanças ao redor fazem parte do perfil de liderança. As empresas procuram líderes capazes de entregar tarefas e mostrar caminhos para superar adversidades.
As empresas buscam profissionais que possam oferecer soluções inovadoras. A combinação de formação técnica e habilidades pessoais pode levar a melhorias de processos e ganhos de rentabilidade para as organizações.
Um mercado de trabalho dinâmico exige que os profissionais possam se adiantar às dificuldades. Um candidato capaz de transformar problemas em oportunidades, sem a necessidade de ordens diretas todo o tempo, faz parte do perfil que as empresas procuram.
Profissionais dispostos e apaixonados por seu trabalho, com avidez para aprender e melhorar o ambiente de trabalho, fazem a diferença na rotina das organizações. Demonstrar entusiasmo com a vaga, independentemente da posição e dos benefícios, é um diferencial importante para conquistar um emprego.
Um mundo de excesso de estímulos dificulta a manutenção de foco na vida profissional e pessoal. Por isso, as empresas buscam empregados que demonstram objetividade, ou seja, que consigam enfrentar desafios e superar obstáculos de forma concentrada para atingir eficientemente as metas definidas.
Estar engajado e profundamente comprometido com o trabalho é importante para as organizações. Mas as empresas procuram também pessoas que consigam equilibrar a carreira e a vida pessoal. Hobbies e hábitos saudáveis contribuem com a redução do estresse e a promoção da saúde do profissional e do ambiente de trabalho.