Blog

Receba novidades e promoções da Escape Time   

#EscapeCult - Dia da cruz vermelha! Publicado por Claudio Santiago em 30 de Setembro de 2020

#EscapeCult - Dia da cruz vermelha!

O nome Cruz Vermelha remete ao símbolo do Comitê, que, na verdade, é uma inversão da bandeira da suíça, isto é, um fundo branco com uma cruz vermelha no centro. Por ter sido idealizado nessa semana, atualmente o Dia 26 de outubro é associado à criação da Cruz Vermelha e, sendo assim, celebrado internacionalmente.


A criação da Cruz Vermelha remete à ambiência das batalhas sangrentas da Europa do século XIX. Essas batalhas eram motivadas pelos processos políticos de unificação nacionalista, como aqueles realizados nos territórios alemão e italiano entre 1850 e 1870. Após uma das batalhas da guerra pela Independência da Itália, realizada na região da Lombardia, em 1859, e conhecida como Batalha de Solferino, por ter sido travada na cidade de mesmo nome, uma leva de feridos (quase 20 mil) fugiu para as vilas mais próximas em busca de apoio. Em uma dessas vilas, encontrava-se o suíço Jean Henri Dunant.

Dunant ficou impressionado com a capacidade de aniquilação do corpo humano provocada pelas guerras modernas. Ainda naquele dia, na vila italiana, o filantropo suíço procurou improvisar um centro de cuidados para os feridos de Solferino, mobilizando os moradores. O centro foi montado na capela da região, que serviu como hospital.

Dessa experiência, Dunant retirou material para escrever um livro que foi publicado em 1862. O livro teve larga recepção na Europa e passou a ser referência para muitos outros filantropos ou pessoas interessadas em fornecer ajuda a feridos de guerra ou vítimas de situações parecidas. Uma dessas pessoas era o advogado Gustav Moynier, que entrou em contato com Dunant em 1863.


Confira tudo sobre a data e as ações da cruz vermelha em: http://www.cruzvermelha.org.br/