Blog

Receba novidades e promoções da Escape Time   

#EscapeCult - Álbuns de Figurinhas Publicado por Claudio Santiago em 15 de Fevereiro de 2021

#EscapeCult - Álbuns de Figurinhas

Se você cresceu nos anos 1980 e 1990, certamente gastou muita grana com figurinhas! 


Esses álbuns tinham vários temas como, desenhos animados, futebol, filmes e desenhos animados, até mesmo figurinhas de animais reais, e renderam muita diversão para criançada e também para alguns adultos.


Essa moda começou entre 1895 e 1910, antes de serem conhecidas como “figurinhas” eram chamadas de “vale-brinde”, que podiam ser trocadas por alguns presentinhos. Até então, as figurinhas eram colecionadas em pequenas caixinhas ou na própria carteira. 


Foi só em 1934 que o primeiro álbum foi lançado: das balas A Hollandeza. Depois disso, ao invés de achar apenas um vale-brinde, era necessário completar um álbum inteiro até determinado prazo para trocar por alguns prêmios. 

Virou moda e deu confusão, uma raridade entre as figurinhas eram, Clasel do Ar, do álbum das Balas Hollandeza. Ouvimos boatos que um certo empresário teve que imprimir alguns exemplares às pressas para provar que as figurinhas existiam e que não haveria má-fé da empresa. 


Com isso, em 1961, o presidente Jânio Quadros proibiu a produção de figurinhas associadas à distribuição de brindes. Atualmente ainda existem vários álbuns de figurinhas, mas infelizmente não são tão populares quanto antigamente.