Blog

Receba novidades e promoções da Escape Time   

#EscapeCult - A origem da lupa Publicado por Claudio Santiago em 05 de Abril de 2021

#EscapeCult - A origem da lupa

A LUPA foi a primeira invenção de aumento da visão. Foi precursora de todos os instrumentos de observação de grande alcance da Ciência Moderna.

Criada no ano de 1250, a  LUPA é um instrumento com capacidade de ampliar o tamanho de imagens,  permitindo a visualização de pequenos detalhes. Também chamada de “lente de aumento”, a lupa foi os primeiros óculos, pois era usada pelas pessoas que  tinham dificuldades para enxergar.

Também a lupa é considerada como um microscópio simples, que começou a auxiliar a Ciência na observação ampliada de seus objetos de pesquisa.

Mais tarde, a evolução  dessa invenção deu origem a avançados instrumentos de visualização, como luneta astronômica, projetores, máquina fotográfica, microscópio de alto alcance,  telescópio, entre outros.

Estudando o tema do material didático “Instrumentos de observação dos astros”, os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, orientados pela equipe de professoras de Ciências e Maker (projeto do “faça você mesmo”, em que se constroem objetos significativos ao assunto estudado em aula), criaram uma “lupa caseira”.

Em suas lives, as professoras Silvana, Karina, Flávia e Bruna, auxiliaram os alunos a usarem materiais bem simples, como garrafa PET, cola de secagem rápida e água, para a construção das lupas.

Depois, eles experimentarem por eles mesmos o efeito da “mãe” dos instrumentos sofisticados da óptica e da astronomia que existem hoje.


Fonte: https://www.portalpiaget.com.br/lupa-a-mae-dos-oculos-e-do-telescopio