Blog

Receba novidades e promoções da Escape Time   

#EscapeCult - 10 Curiosidades sobre o natal Publicado por trafego em 20 de Dezembro de 2021

#EscapeCult - 10 Curiosidades sobre o natal

O natal já está logo a nossa porta, e para entrar no clima natalino separamos para você essas curiosidades sobre essa data tão especial, confira no texto abaixo:


1 – No dia 25 de dezembro é celebrado o nascimento de Jesus Cristo. Mas esta data só foi estabelecida no ano 350, quando o Papa Júlio I, bispo de Roma, oficializou o dia para coincidir com uma festa pagã que homenageava o deus Sol Invictus no período do solstício de inverno (estação do Hemisfério Norte em dezembro).


2 – Os hinduístas reconhecem Cristo como a encarnação de Vishnu, uma das principais entidades divinas da religião. Eles celebram o dia 25 de dezembro como a Festa das Luzes, pois, acreditam que o nascimento da luz venceu a escuridão.


3 – Nome semelhante possui a celebração judaica realizada no mesmo período. Conhecida originalmente como Chanuká, o evento relembra a reinauguração do Grande Templo de Jerusalém, reconquistado pelos judeus após três anos de guerras. Os judeus não reconhecem Jesus como Filho de Deus.


4 – Já os muçulmanos veem Cristo como uma espécie de profeta, mas não possuem uma data especial para celebrar seu nascimento. As Testemunhas de Jeová enxergam os aniversários como festas pagãs, e por isso, eles preferem não celebrar a data.


5 - Algumas religiões afro-brasileiras, como a Umbanda, associam Cristo a Oxalá, o maior de todos os Orixás, e por isso, celebram o Natal com agradecimentos à entidade.


6 – A canção “Noite Feliz” foi criada na Áustria em 1818. Tudo começou com o padre Joseph Mohr que saiu atrás de um novo instrumento para substituir o órgão da igreja. Durante suas peregrinações, o reverendo teve a ideia de fazer imaginar de como teria sido a noite do nascimento de Jesus e anotar os detalhes. Após isso, procurou o músico Franz Gruber para criar a melodia. A versão brasileira foi composta no século 19 pelo Frei austríaco Pedro Sinzig, que se naturalizou brasileiro em 1898.


7 – Existem diversas versões para o surgimento da árvore de Natal, mas a maioria dos registros aponta a Alemanha como o país de origem. A versão mais aceita é que o padre e fundador do protestantismo Martinho Lutero montou um pinheiro enfeitado com velas em sua casa no século 16. O objetivo era mostrar às crianças como era o céu na noite do nascimento de Cristo.


8 – Os ingleses popularizaram a árvore de Natal no século 19, quando o príncipe Albert casou-se com a rainha Vitória e o casal montava árvores majestosas em sua residência de férias. A moda “pegou” entre a população e, consequentemente, foi adotada pelo mundo afora, em um tempo que a influência britânica estava presente em todos os continentes.


9 – Para os chineses, além de simbolizar o Natal, o pinheiro também representa vida longa. Na mitologia grega, também era comum a tradição de relacionar árvores às divindades. Os gregos acreditavam que as plantas simbolizavam a evolução e elevação do homem. O carvalho, por exemplo, era utilizado para homenagear Zeus; a oliveira, Atena; a videira, Dionísio.


10 – No antigo calendário cristão, o dia 24 de dezembro era dedicado a Adão e Eva. As igrejas encenavam a história para o povo que não sabia ler. O Paraíso era representado por uma árvore carregada de frutos e que se destacava no cenário. As pessoas passaram a montar estas árvores em suas casas, com árvores enfeitadas por diversos símbolos. Colocar rosas, por exemplo, representava a Virgem Maria, e as hóstias, o arrependimento pelos pecados.


Espero que tenha curtido essas curiosidades, abraços :)