Blog

Receba novidades e promoções da Escape Time   

Plano de carreira nas empresas: entenda a importância Publicado por Nathalia Lopes em 12 de Julho de 2022

Plano de carreira nas empresas: entenda a importância

A segurança é um aspecto buscado pela maioria das pessoas. Seja física, financeira ou mesmo sentimental, ela é um dos maiores confortos que o ser humano anseia. Com a segurança garantida, as pessoas são capazes de se dedicarem a outros objetivos e atingirem novas metas.

Em uma empresa, há diversas formas de proporcionar segurança aos colaboradores e o plano de carreira é uma delas. Dessa forma, é de extrema importância que a empresa tenha um setor de RH preocupado com a implantação desse planejamento: com funcionários seguros, a empresa tem muito a ganhar.

Conheça alguns dos benefícios da adoção do plano de carreira nas empresas:

Funciona como foco

Funcionários sem foco são funcionários perdidos. Com o plano de carreira, os colaboradores mantêm seus objetivos estabelecidos e têm um alvo a atingir.

Dessa forma, não ficam preocupados em buscar oportunidades melhores em outros lugares, já que possuem algo em que se respaldar. É importante destacar que o plano não é uma imposição rígida, mas um caminho construído com pontos de apoio.

Promove o autoconhecimento

O autoconhecimento nada mais é que um mergulho íntimo em nós mesmos para conhecer nossas qualidades e defeitos, forças e fraquezas e, sobretudo, para revelar aquilo de melhor que temos guardado.

O plano de carreira oferece ao colaborador uma reflexão sobre as metas que ele pretende alcançar, seus objetivos de vida, filosofias e ideais.

Afinal, quando se formula um plano de carreira nas empresas, é preciso que o colaborador se pergunte: “que sentido quero dar para a minha vida?”. A busca da resposta ideal culminará em mais autoconhecimento e evolução.

Esse movimento de autoconhecimento é muito apreciado pela empresa, uma vez que funcionários que sabem bem sobre si mesmos são capazes de grandes coisas por saberem de seu próprio potencial.

Retém bons funcionários na empresa

A implementação do plano de carreira mostrará ao funcionário que ele tem um futuro na empresa: tem condições de crescer, de contribuir mais e, paralelamente, de receber retorno financeiro compatível com seu desenvolvimento.

Essa segurança diminui a evasão de bons funcionários, que perceberão seu valor dentro da empresa e optarão por ficar e crescer.

Aumenta a motivação dos funcionários

Quando você tem a chance e a possibilidade de progredir, certamente fica mais motivado a continuar e atingir suas metas para evoluir na carreira.

Sabemos da importância da motivação dos funcionários e, por isso, o plano de carreira se torna essencial. Com a segurança promovida por ele, o compromisso e a performance da equipe serão maximizados e a colaboração dentro da empresa será levada a outro nível.

Compartilha o poder da tomada de decisão

Na elaboração do plano, é recomendado que o próprio colaborador esteja presente junto à equipe de RH. Dessa forma, a empresa mostra abertura para as opiniões dos funcionários, que têm a chance de participar da cúpula que definirá as bases do seu progresso na empresa.

Isso, com certeza, aumentará o nível de diálogo dentro da equipe e definirá mais claramente as funções dos líderes e de seus colaboradores.

Fonte: https://blog.solides.com.br/plano-de-carreira-nas-empresas/