Blog

Receba novidades e promoções da Escape Time   

Gamificação nos processos seletivos: o que é e como funciona? Publicado por Monique em 25 de Junho de 2020

Gamificação nos processos seletivos: o que é e como funciona?

O que é gamificação em processos seletivos?

Gamification é a utilização de técnicas e conceitos de jogos digitais em processos cotidianos da empresa. Ou seja, gamificar um processo seletivo significa utilizar rankings, recompensas, conquistas de status e colaboração no recrutamento da organização.

Para isso, é necessário que os seus candidatos sejam desafiados a utilizarem as suas competências, melhorando o desempenho a cada nível do jogo enquanto se divertem.

Como funciona a gamificação em processos seletivos?

Existem diversas maneiras de utilizar essas ferramentas no seu processo seletivo. Você pode usar um quiz para avaliar conhecimentos dos candidatos ou até criar um jogo que estimule os participantes a praticar determinadas competências para passarem de nível.

Para a criação de um jogo, você pode simular vivências semelhantes à realidade do seu colaborador ou escolher situações totalmente diferentes, que priorizem as mesmas habilidades exigidas na vaga.

Os games fornecem informações para a decisão em um processo seletivo, uma vez que permitem analisar o perfil do candidato por meio de algoritmos. Dessa forma, geram relatórios precisos sobre os dados coletados.

O que é necessário para adotar a gamificação na minha empresa?

Para implementar a gamificação em um processo seletivo, é importante definir um perfil ideal para o preenchimento da vaga. A partir disso, é possível estabelecer os seus principais objetivos com a utilização do game e selecionar as ferramentas para realizar o processo.

Quais as vantagens da gamificação em processos seletivos?

A sua empresa poderá desfrutar de diversos benefícios ao utilizar games nos processos seletivos. Descubra agora os principais.

Maior rapidez e assertividade no processo seletivo

Com a utilização da gamificação, você consegue mensurar as competências dos candidatos de forma mais ágil e assertiva. Isso acontece por que os games permitem que você teste as competências em diferentes níveis por meio da proposição de desafios em uma realidade virtual.

Atração de talentos

Os profissionais mais capacitados buscam ambientes desafiadores e inovadores para trabalhar. Portanto, a utilização da gamificação em processos seletivos aumenta a visibilidade da sua empresa frente ao mercado.

Isso mostra que a sua empresa está preocupada com o desenvolvimento e inovação das ferramentas utilizadas, atraindo os melhores candidatos às vagas disponíveis.

Maior engajamento dos candidatos

As técnicas de recrutamento e seleção tradicionais podem gerar desinteresse na vaga ofertada. A utilização de games, por outro lado, torna o seu processo seletivo mais interessante e interativo aos candidatos. Isso os leva a mostrarem suas melhores habilidades no processo seletivo.

Melhor comunicação dos candidatos com a empresa

A gamificação permite o acompanhamento do desempenho dos candidatos em tempo real e a chance da empresa em dar feedbacks aos candidatos e vice-versa. Isso gera uma comunicação mais dinâmica e eficaz entre a empresa e os participantes.

De um lado, a empresa pode conhecer melhor as competências de cada candidato, e do outro, os candidatos sabem o que a empresa espera, de fato, deles.

Maior espontaneidade no processo

A utilização de técnicas de games no processo de recrutamento “quebra o gelo” entre a empresa e o candidato.

Por não ser um processo de avaliação tradicional, esse sistema permite que eles relaxem e se envolvam com o processo de forma mais natural. Com isso, você tem acesso ao perfil mais coerente do candidato com a realidade.

O que você está esperando para começar a utilizar a gamificação em processos seletivos? Inove agora mesmo o recrutamento e seleção da sua empresa!

Fonte: contratanet

4befc780-ddaf-4974-ab83-e7d78c4b0e5c