O que é gamificação em processos seletivos?
Gamification é a utilização de técnicas
e conceitos de jogos digitais em processos cotidianos da empresa. Ou seja,
gamificar um processo seletivo significa utilizar rankings, recompensas,
conquistas de status e colaboração no recrutamento da organização.
Para isso, é necessário que os
seus candidatos sejam desafiados a utilizarem as suas competências,
melhorando o desempenho a cada nível do jogo enquanto se divertem.
Como funciona a gamificação em processos seletivos?
Existem diversas maneiras de
utilizar essas ferramentas no seu processo seletivo. Você pode usar um quiz para
avaliar conhecimentos dos candidatos ou até criar um jogo que estimule os
participantes a praticar determinadas competências para passarem de
nível.
Para a criação de um jogo, você
pode simular vivências semelhantes à realidade do seu colaborador ou
escolher situações totalmente diferentes, que priorizem as mesmas
habilidades exigidas na vaga.
Os games fornecem
informações para a decisão em um processo seletivo, uma vez que permitem
analisar o perfil do candidato por meio de algoritmos. Dessa forma, geram
relatórios precisos sobre os dados coletados.
O que é necessário para adotar a gamificação na
minha empresa?
Para implementar a gamificação em
um processo seletivo, é importante definir um perfil ideal para o
preenchimento da vaga. A partir disso, é possível estabelecer os seus
principais objetivos com a utilização do game e selecionar as ferramentas
para realizar o processo.
Quais as vantagens da gamificação em processos
seletivos?
A sua empresa poderá desfrutar de
diversos benefícios ao utilizar games nos processos seletivos. Descubra
agora os principais.
Maior rapidez e assertividade no processo seletivo
Com a utilização da gamificação,
você consegue mensurar as competências dos candidatos de forma mais ágil e
assertiva. Isso acontece por que os games permitem que você teste as
competências em diferentes níveis por meio da proposição de desafios em
uma realidade virtual.
Atração de talentos
Os profissionais mais capacitados
buscam ambientes desafiadores e inovadores para trabalhar. Portanto, a
utilização da gamificação em processos seletivos aumenta a visibilidade da sua
empresa frente ao mercado.
Isso mostra que a
sua empresa está preocupada com o desenvolvimento e inovação
das ferramentas utilizadas, atraindo os melhores candidatos às vagas
disponíveis.
Maior engajamento dos candidatos
As técnicas de recrutamento e
seleção tradicionais podem gerar desinteresse na vaga ofertada.
A utilização de games, por outro lado, torna o seu processo seletivo mais
interessante e interativo aos candidatos. Isso os leva a mostrarem suas
melhores habilidades no processo seletivo.
Melhor comunicação dos candidatos com a empresa
A gamificação permite o
acompanhamento do desempenho dos candidatos em tempo real e a chance
da empresa em dar feedbacks aos candidatos e vice-versa.
Isso gera uma comunicação mais dinâmica e eficaz entre a empresa e os
participantes.
De um lado, a empresa pode
conhecer melhor as competências de cada candidato, e do outro, os candidatos
sabem o que a empresa espera, de fato, deles.
Maior espontaneidade no processo
A utilização de técnicas de games
no processo de recrutamento “quebra o gelo” entre a empresa e o
candidato.
Por não ser um processo de
avaliação tradicional, esse sistema permite que eles relaxem e se envolvam com
o processo de forma mais natural. Com isso, você tem acesso ao perfil mais
coerente do candidato com a realidade.
O que você está esperando para
começar a utilizar a gamificação em processos seletivos? Inove agora mesmo o
recrutamento e seleção da sua empresa!
Fonte: contratanet