Blog

Receba novidades e promoções da Escape Time   

A importância do Outubro rosa nas empresas. Publicado por Monique em 01 de Outubro de 2020

A importância do Outubro rosa nas empresas.

O movimento Outubro Rosa é uma ação internacional que colore todo o mundo pela conscientização sobre a luta contra o câncer de mama. O nome remete à cor do laço que simboliza essa batalha e o objetivo da campanha é incentivar a participação de toda a população, das empresas e das entidades públicas. 


O câncer de mama é a doença mais comum entre as mulheres em todo o mundo. Em 2018, aproximadamente 60 mil mulheres tiveram casos de câncer de mama, o que representa 29% dos casos oncológicos femininos no país, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca). A mortalidade da doença também apresenta números expressivos, mais de 16 mil brasileiras não resistiram às complicações do câncer no ano passado.


Quando detectada ainda no começo, a possibilidade de recuperação é de 95%. Por isso, é importante a conscientização e os cuidados em relação ao autoexame para a detecção de possíveis anomalias. A campanha do Outubro Rosa atua nessa área, promovendo e incentivando nas mulheres o autoconhecimento e o cuidado com o seu corpo.


Quando a empresa adere a movimentos como o Outubro Rosa está demonstrando sua preocupação e zelo pela saúde dos colaboradores. O câncer de mama em homens é raro, mas também registra casos no Brasil. A conscientização pode ser realizada de diferentes maneiras: palestras, roda de conversas, treinamentos etc.


Existem diferentes formas para participar e aderir ao Outubro Rosa dentro da empresa. As primeiras ações é mostrar que o ambiente está participando, colocando a cor rosa em alguns espaços estratégicos. Dessa maneira, a empresa mostrará para os colaboradores que está “vestindo” as cores da campanha.


É essencial promover momentos de discussão e debate sobre o câncer de mama. Chamar todas as pessoas para uma palestra ilustrativa e explicativa sobre o assunto é um modo de incentivar a prevenção, mostrando a importância do auto-exame e a maneira como ele pode ser realizado.

Aliás, o auto-exame é uma maneira simples de descobrir potenciais anomalias. Ele não deve substituir a mamografia e os exames clínicos, mas pode ser realizado dentro de casa ou no banheiro da própria empresa, desde que tenha um espelho.

Ao sentir qualquer caroço ou algo diferente no seio, a mulher deve ser acompanhada. A empresa pode demonstrar empatia e criar um relacionamento próximo e cuidado com as pessoas que estiverem passando por esse momento. 


A sua empresa promove ações sobre o Outubro Rosa? Conte em nossos comentários o quão importante é para você ações que promovam a saúde dos colaboradores!

4befc780-ddaf-4974-ab83-e7d78c4b0e5c