Blog

Receba novidades e promoções da Escape Time   

5 RAZÕES PARA SE INVESTIR EM CAPITAL HUMANO Publicado por Nathalia Lopes em 12 de Abril de 2022

5 RAZÕES PARA SE INVESTIR EM CAPITAL HUMANO

O capital humano consiste no conjunto de habilidades, conhecimentos, experiências e competências que fazem parte de cada indivíduo. Os colaboradores de uma empresa contribuem significativamente para o sucesso ao oferecer a sua expertise. O trabalho dos funcionários da companhia se reflete na geração de valor financeiro e valor corporativo.

As organizações são feitas por pessoas e, dessa forma, é fundamental investir em capital humano. É o background humano que contribui para tornar uma empresa mais bem vista pelo seu público-alvo. É o que gera melhores resultados no mercado. Continue lendo e conheça 5 razões para investir nesse capital.

Capital humano: 5 razões para investir

O investimento em capital humano leva ao desenvolvimento da empresa, afinal, são as pessoas que tornam os projetos realidade. É do trabalho delas que depende o sucesso das negociações e do redirecionamento do empreendimento quando necessário.

Assim, investir em capital humano é imprescindível para o desenvolvimento das empresas. A seguir listamos 5 razões para realizar esse tipo de investimento no seu negócio.

1. Aumento da produtividade e engajamento dos colaboradores

O investimento em capital humano contribui para aumentar a produtividade e o engajamento dos colaboradores. As consequências desses aumentos são: mais notoriedade para a empresa e melhor posicionamento em seu segmento de mercado. Você já percebeu que muitas das empresas eleitas como as melhores para trabalhar são também as mais lucrativas?

Essa é uma relação direta, pois, ao encontrar um ambiente acolhedor para desenvolver suas habilidades e competências, o indivíduo cresce mais. Os profissionais se sentem mais valorizados em empresas que investem em capital humano e, consequentemente, rendem mais.

Em um ambiente que favorece a satisfação é mais fácil que os colaboradores se tornem mais produtivos e entreguem bons resultados. A criatividade se desenvolve muito mais em locais que priorizam o capital humano e o valorizam.

2. Aumenta a retenção de talentos

O investimento em capital humano contribui para aumentar a capacidade de retenção de talentos da empresa. Inclusive, é importante mencionar que a retenção de talentos é uma grande dificuldade em diferentes partes do mundo.

As pessoas procuram por mais do que salários, elas querem se desenvolver em carreiras que preencham seus anseios. O emprego passou a ser mais valorizado no sentido de complementar a construção da felicidade do indivíduo.

Diversas pesquisas a respeito de retenção de profissionais observam que os motivos para pedidos de demissão vão muito além de salários mais altos. Muitos colaboradores deixam as empresas em busca de oportunidades de crescimento pessoal e profissional. Os atrativos que levam esses indivíduos a mudar de emprego incluem mais tempo para a vida pessoal, um ambiente corporativo mais salutar, entre outros.

Vale a pena investir em capital humano para criar melhores condições de trabalho e, assim, reduzir o índice de turnover. Os gastos que a empresa tem para fazer constantes seleções de colaboradores e integrá-los à equipe são muito mais altos em comparação com potenciais investimentos. Quando se coloca na ponta do lápis essa consideração é bem simples de compreender qual é o melhor caminho.

3. Atribui mais valor para a marca da empresa

Empresas que oferecem melhor tratamento para seus colaboradores são mais bem vistas pela sociedade de maneira geral. Sabia que oferecer um ambiente salutar para seus funcionários se refletirá em mais ganhos financeiros? A sociedade está cada vez mais crítica e buscando argumentos plausíveis para escolher entre essa e aquela empresa na hora de comprar.

Com tantas possibilidades de produtos e serviços no mercado, é cada vez mais amplo o espectro de motivos para tomar uma decisão. Negligenciar o capital humano pode se tornar um ponto negativo que contribuirá para a sua empresa ser preterida em relação à concorrência. Além disso, boas estratégias direcionadas aos colaboradores costumam receber grande mídia espontânea.

E claro que não podemos deixar de mencionar o fato de que colaboradores satisfeitos se tornam divulgadores da sua marca. Uma pessoa feliz com o local em que trabalha tende a falar a respeito dessa satisfação com os amigos e conhecidos. Ao exaltar a empresa enquanto local de trabalho, o colaborador a torna mais interessante enquanto opção de compra.

4. Retorno de investimento alto

O retorno do investimento em capital humano é bastante alto, pois contribui para ampliar os conhecimentos dos colaboradores. Investir nas pessoas que fazem parte da sua empresa faz com que ela tenha mais potencial de crescimento.

Uma das formas mais comuns de investimento em capital humano é a capacitação dos profissionais. Ao investir na educação dos colaboradores, a empresa amplia o conhecimento deles. A partir desse maior arcabouço de conhecimentos, eles passam a ter mais ferramentas para oferecer.

O investimento em treinamentos que visam melhorar o relacionamento entre os funcionários também oferece excelente retorno. Os colaboradores que têm mais ferramentas de inteligência emocional se tornam mais preparados para os constantes desafios.

Como mencionamos ao longo do artigo, esse investimento que cria melhores condições se reflete em retenção. Os profissionais passam a ter o desejo de manter os benefícios que possuem. Ainda que surjam oportunidades com salários mais altos, eles pensarão muito bem antes de mudar de emprego.

5. Redução de conflitos

Quando há investimento em capital humano é bem mais raro que surjam conflitos entre os colaboradores. Um dos fatores que reduz a produtividade e a qualidade dos produtos/serviços da companhia certamente é a grande quantidade de conflitos no ambiente de trabalho. Ao oferecer um ambiente agradável em que todos podem resolver suas questões, a empresa aumenta sua produtividade.

Um ambiente em que há o incentivo a boa convivência entre os profissionais há maior estímulo ao intercâmbio de conhecimentos. Eles se tornam mais propensos a trabalhar em equipe, chegando a melhores soluções e em menos tempo.

Empresas que não têm essa preocupação com o capital humano podem enfrentar dificuldades de colocar seus projetos em prática. O desenvolvimento de um ambiente em que as pessoas têm o desejo de colaborar umas com as outras é o segredo do sucesso.

O investimento em capital humano é fundamental para o bom andamento da empresa e a conquista do sucesso! Aproveite para deixar seu comentário abaixo e compartilhar o conteúdo em suas redes sociais para passar a informação adiante!

 

Fonte: https://www.ibccoaching.com.br/portal/gestao-de-rh/5-razoes-para-se-investir-em-capital-humano/