Blog

Receba novidades e promoções da Escape Time   

03 Tendências para Treinamento em 2022 Publicado por Nathalia Lopes em 18 de Abril de 2022

03 Tendências para Treinamento em 2022

Sabemos que a vida é constante movimento e evolução, mas os últimos dois anos reforçaram que fazer parte dessa existência significa navegar por mares de incertezas, um convite para se movimentar com flexibilidade.  

De 2020 para cá novas ferramentas tecnológicas se apresentaram e ganharam espaço significativo no mundo corporativo, a fim de suprir as demandas e os desafios diante de um cenário diferente. Agora, em 2022, o foco das corporações tem sido os colaboradores, suas necessidades e habilidades. O olhar da vez é para o desenvolvimento da equipe. Conhecer, reconhecer e conectar as potencialidades humanas. 

De acordo com dados do Fórum Econômico Global, até 2025, pelo menos 50% dos profissionais precisarão desenvolver novas habilidades para se manter no mercado de trabalho. Com o objetivo de reter seus talentos, manter a equipe atualizada e cultivar novas competências, as empresas têm buscado diferentes formas de oferecer treinamentos aos funcionários.  

A HSM Academy – plataforma de educação corporativa – apontou algumas tendências para esses treinamentos, que podem aumentar o desempenho dos times.

 

Cocriação  

 No lugar onde só um fala e o outro só escuta, é preciso incorporar e incentivar o protagonismo, dando voz a cada membro da organização. Um espaço para diálogos abertos, com trocas construtivas, compartilhamento de ideias, escuta ativa e reflexões desprendidas de ego. Tudo isso em prol de um objetivo em comum.  

Quando se abre a porta da cocriação, há grandes chances de aumentar o engajamento da equipe no treinamento, tendo como resultados, boas ideias e aumento na performance dos envolvidos. 

 

Fazer Sentido 

Você se recorda de alguma vivência de infância? Quem sabe quando aprendeu a andar de bicicleta… ou quando ganhou o brinquedo mais desejado de todos os tempos! Talvez aquele natal na casa dos avós? Certamente existem recordações, pois foram momentos importantes, que despertaram fortemente as suas emoções. Chamamos isso de valência emocional.   

Experiências pautadas em fortes emoções têm boas chances de impactarem na memória. A neurociência, quando bem aplicada, é uma grande aliada aos processos de treinamentos. Isso quer dizer que os programas de capacitações precisam fazer sentido aos colaboradores. Quanto mais se atribui significado emocional ao conhecimento, mais motivação a pessoa terá para a aprendizagem. 

Os programas de team building, com atividades vivenciais, são ótimas opções para empresas que buscam levar sentido aos treinamentos, que geram comprometimento dos colaboradores. 

 

Soft Skills e a Saúde Mental 

“Conhece-te a ti mesmo.” 

Esta frase que, normalmente é atribuída ao filósofo grego Sócrates (479-399 a.C.), nos faz refletir sobre o autoconhecimento como importante ferramenta para alcançar a plenitude e equilíbrio emocional.  

A teoria pode até ser antiga, mas a tendência continua atual. Recentemente falamos sobre a importância de cuidar da saúde mental e sobre as soft skills. Esses temas são super importantes e estão sendo muito trabalhados em 2022 nas organizações. 

Quando um olhar curioso se volta para dentro, na busca de conhecer e explorar melhor as habilidades e entender sobre os limites, pode-se encontrar melhores caminhos, obter melhor desempenho e aumentar a capacidade de lidar com situações desafiadoras e com a diversidade.   

E qual é o papel das empresas nesta jornada do autoconhecimento dos colaboradores? Oferecer programas de treinamentos eficientes, que estejam relacionados à cultura e valores da corporação e que abordem temas como: Inteligência emocional, confiança, resiliência e comunicação assertiva. 

 

Todo ser é potência e apto a entregar resultados incríveis. As instituições que reconhecem este fato e investem em treinamentos e desenvolvimento de suas equipes, estão um passo à frente, rumo ao alcance de novas metas e ao sucesso contínuo. 

Fonte: https://www.teambuildingbrasil.com.br/blog/03-tendencias-para-treinamento-em-2022/