Blog

Receba novidades e promoções da Escape Time   

#EscapeCult - Sabia que o sabiá sabia assobiar? Publicado por Claudio Santiago em 30 de Setembro de 2020

#EscapeCult - Sabia que o sabiá sabia assobiar?

Quase todo mundo já deve ter ouvido ou brincado com este trava-língua tão arraigado em nossa cultura popular, certo? Porém, o que muita gente não sabe é que essa grande concentração de “S” é, também, uma ótima maneira de ensinar e aprender sobre o comportamento desta ave bastante conhecida em nosso país. 

O sabiá (considerada a Ave Nacional do Brasil) têm um canto muito evoluído que pode ter diversos significados, por exemplo, quando o famoso assobio é bastante prolongado e extremamente fino, pode ser usado como alerta ao perceber uma ave de rapina caçando por perto. Mais interessante, ainda, é a origem do termo sabiá, que deriva do tupi e significa “aquele que reza muito”, em menção ao seu rico e melodioso som. Infelizmente, essa grande capacidade de vocalização faz com que os sabiás sejam alvo dos traficantes para se tornarem aves de gaiola. 


Se você, que agora sabe que o sabiá sabia e sabe assobiar, quer vê-lo assobiando, basta prestar atenção nas árvores da sua cidade, ele certamente está assobiando por aí, ainda!