Blog

Receba novidades e promoções da Escape Time   

#EscapeCult - Os maiores esconderijos de todos os tempos Publicado por trafego em 06 de Dezembro de 2021

#EscapeCult - Os maiores esconderijos de todos os tempos

Não é apenas nos filmes e livros policiais que uma passagem secreta aparece de uma hora para outra para salvar o mocinho ou livrar o vilão. Salas escondidas e túneis obscuros determinaram o resultado de guerras em âmbito mundial e hoje servem para proteger bens valiosos, para armazenar dados e arquivos confidenciais ou mesmo como atrações turísticas.


Confira alguns dos mais impressionantes esconderijos, bunkers e passagens secretas do planeta na lista a seguir:


1) A passagem secreta do Vaticano


Durante séculos, em caso de perigo de suas vidas, os papas podiam fugir de seu palácio através de uma passagem secreta a 10 metros de altura e com 800 metros de comprimento, que os levavam do Palácio do Vaticano até à Fortaleza de Santo Ângelo. Esta passagem foi construída no interior de uma antiga muralha e é conhecida como “Passetto di Borgo”. Hoje está aberta para visitas dos turistas com horário marcado.


2) O caminho da faraó na busca da vida após a morte


A Grande Pirâmide de Gizé, construída no Egito para o faraó Quéops, possui quatro eixos estreitos e profundos em seu interior, que estendem-se desde a parte superior até a inferior, um no lado sul e um no lado norte na chamada “Câmara da Rainha”. São passagens secretas que levam à câmaras ocultas que, acredita-se, teriam sido construídas para a alma do faraó na sua busca da vida após a morte.


3) Os túneis camuflados da guerra do Vietnã


Os túneis Củ Chi, no Vietnã, foram usados como esconderijos durante combates. Eles também tinham comunicação e rotas de abastecimento, hospitais, comida e esconderijo de armas, além de alojamentos para os guerrilheiros. Atualmente, o passeio pelos túneis é roteiro turístico obrigatório no país.


4) O lugar mais secreto dos Estados Unidos


Area 51 é um dos nomes atribuídos à área militar restrita no deserto de Nevada, próxima ao Groom Lake. É uma área tão secreta que o governo norte-americano só admitiu sua existência oficial em 1994 e ainda com muitas restrições. É muito provável que seja uma base de testes aéreos mais sigilosos, porém há muita gente que acredita que o local seja um centro de pesquisas de atividades extraterrestres.


5) O esconderijo de Anne Frank


No centro de Amsterdam, um museu preserva o esconderijo onde Anne Frank escreveu seu famoso diário durante a Segunda Guerra Mundial. O esconderijo ficava no prédio do escritório de seu pai, guardado por uma estante de livros bem em frente à porta, tornando o local quase invisível. Tudo continua exatamente do mesmo jeito que era até hoje.


6) O grande bunker do governo americano


O Greenbrier é um resort de luxo em White Sulphur Springs, nos Estados Unidos, que abriga um bunker subterrâneo feito sob encomenda para a Casa Branca. Com 112.544 metros quadrados, foi encomendado em 1958  para o caso de holocausto nuclear. A instalação, que foi construída 720 pés abaixo do solo, foi concluída em 1961, com tudo que tem direito: porta anti-explosão de 25 toneladas, câmaras de descontaminação, usina de força, tanques de armazenamento de água, clínica com salas de cirurgia, unidade de terapia intensiva, farmácia e dormitórios que poderiam acomodar mais de 1.100 pessoas. A localização da instalação permaneceu em segredo por mais de 30 anos, até que o Washington Post divulgou em um artigo de 1992. Atualmente, o local é um museu.


7) O esconderijo que abriga hoje o maior arquivo de fotos do mundo


A Corbis armazena seus 11 milhões de cromos, negativos e papéis amarelados 65 metros abaixo do solo em uma mina de ferro no coração da Pensilvânia, oeste dos Estados Unidos. Batizada de Iron Mountain, ela foi explorada pelos americanos durante a Segunda Guerra Mundial e chegou a funcionar como esconderijo.


8) A casa de James Bond


A Palm Springs Elrod House – e as suas janelas de vidro retráteis – apareceu em 007 – Os Diamantes São Eternos. Eis um esconderijo secreto respeitável.  Com 2.800 m2 e, literalmente, no meio do nada, foi projetado por John Lautner, o arquiteto por trás de muitas casas de Los Angeles nos anos 1960 e 1970.


9) O abrigo de sementes do Juízo Final


Com capacidade para suportar terremotos de magnitude 7º, bem como um ataque nuclear, o local armazena um banco com mais de 100 milhões de sementes – basicamente todas as principais culturas alimentares da Terra. Situa-se em uma ilha norueguesa no Oceano Ártico e foi criado para o caso de nossas espécies se extinguirem por guerras, doenças ou até mesmo por conta do aquecimento global. As sementes estão protegidas 400 pés montanha abaixo, com todos os devidos cuidados de conservação.


10) O castelo onde os templários foram presos

No interior dos muros do castelo de Najac, construído em 1253 no sul da França, há uma passagem secreta protegida por inúmeras portas, que leva da torre à capela. O lugar serviu de prisão para muitos soldados, inclusive para os Cavaleiros Templários (ordem que protegia cristãos na Idade Média), detidos em 1307.


11) O abrigo antiatômico que virou data center


A principal provedora de acesso à Internet da Suécia está localizada em um abrigo antiatômico que foi reformado em 2008. Sob 30 metros de rocha sólida, à prova de bombas, radiação, com portas blindadas, e modernos sistemas de alarme e de redundância, o local se situa nove andares abaixo da Vita Bergen (Montanha Branca).


12) A Toca do Lobo


Durante quase três anos, Hitler comandou o terceiro Reich a partir de uma vasta rede de bunkers e edifícios escondidos nos bosques da região, liderando sua guerra genocida de um acampamento conhecido como Wolfsschanze, ou “Toca do Lobo”.  A estrutura ocupava mais de 243 hectares em um bosque remoto, com 200 edifícios, incluindo bunkers, casernas e usinas de energia que abrigavam 2.000 homens. Concedida para uma empresa privada, a Toca do Lobo se transformou em um local onde hoje se pode ter aulas de cerâmica e praticar paintball.


13) A maior passagem secreta de drogas de todos os tempos


Descoberto apenas no final do ano passado, o túnel com iluminação, ventilação e sistema elétrico de trilhos foi construído para o transporte de drogas de Tijuana, no México, para San Diego, nos Estados Unidos. O percurso fazia  um caminho em ziguezague e tinha o tamanho de seis campos de futebol.